NASA vai lançar satélite ICESat-2 para fazer medições a laser precisas da Terra

Por| 14 de Setembro de 2018 às 14h47

Reprodução
Tudo sobre NASA

A NASA vai lançar neste sábado (15) o satélite ICESat-2 transportando um laser espacial gigante conhecido como ATLAS (Sistema Avançado de Altímetro a Laser Topográfico), capaz de criar imagens detalhadas do planeta.

A cada segundo, o laser de seis feixes dispara 10 mil pulsos até a Terra, registrando quanto tempo demora para que cada pulso seja refletido em nosso planeta. Serão aproximadamente 20 trilhões de fótons saindo do satélite por pulso, possibilitando que os cientistas consigam conferir medições precisas.

Será possível descobrir, por exemplo, medições exatas de geleiras, mantos de gelo e gelo marinho. Os cientistas também obterão dados relacionados às mudanças climáticas nessas áreas, acompanhando todas as estações durante o decorrer dos anos.

A NASA fez algo parecido entre os anos de 2003 e 2010 com o envio do satélite ICESat, que disparava apenas 40 pulsos por segundo, uma quantidade bem abaixo dos 10 mil do ICESat 2.

Além do satélite da NASA, o europeu Aeolus está na órbita da Terra fazendo testes para a melhoria de serviços de previsão do tempo. Também existe um laser gigante em terra firme ajudando a descobrir novas vidas em localizações mais distantes do universo, principalmente no sistema solar Alpha Centauri.

O lançamento do satélite acontece amanhã, a partir das 17h30, e será transmitido no site oficial da NASA.

Fonte: CNET