Nasa vai chocar nave espacial com asteroide para salvar a Terra

Por Redação | 05 de Julho de 2017 às 12h43
photo_camera Divulgação

A Nasa está um passo mais próxima de começar a testar seu projeto de defesa contra a colisão de asteroides com a Terra. Batizado como DART, Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos, o sistema terá como base a técnica do pêndulo cinético. De acordo com as informações, a ideia da agência espacial é atingir asteroides para mudar sua trajetória.

Depois de passar da fase preliminar, o projeto já começou a ser desenvolvido. Segundo a agência, o alvo do DART será um asteroide com dois corpos chamado Didymos, que passará perto da Terra em outubro de 2022 e novamente em 2024. Composto pelo Didymos A, que tem cerca de 800 metros, e pelo Didymos B, com aproximadamente 160 metros, o asteroide será atingido por uma nave espacial a uma velocidade nove vezes mais rápida do que uma bala.

"Um asteroide binário é o laboratório natural perfeito para este teste", disse Tom Statler, cientista do programa DART. "O fato de que o Didymos B está em órbita ao redor do Didymos A torna mais fácil ver os resultados do impacto e garante que o experimento não altere a órbita do par ao redor do sol", completou. Para garantir os resultados, os cientistas têm como objetivo inicial colidir apenas com o Didymos B.

Todos os dias, pequenos asteroides atingem a Terra, mas a maioria deles é inofensiva e acaba se desfazendo na atmosfera. Porém, as ameaças de grandes proporções não estão descartadas. Pensando nisso, o DART poderá, um dia, ser um mecanismo de defesa para o planeta para impedir que os asteroides acabem com a vida na Terra.

Via Engadget

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.