NASA pensa em estudar Plutão mais uma vez lançando sonda aperfeiçoada para lá

Por Felipe Junqueira | 01 de Novembro de 2019 às 17h00
NASA
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

A NASA começou a planejar uma nova missão de estudar o planeta-anão Plutão, que já foi analisado de pertinho pela sonda New Horizons em 2015. Ainda sem previsão para início, o programa incluiria o desenvolvimento de uma nova sonda melhor equipada para estudar também outros objetos no Cinturão de Kuiper.

O Southwest Research Institute (SwIR), responsável pela missão da New Horizons, recebeu fundos da agência espacial para começar as pesquisas necessárias para desenvolver a nova sonda. A ideia é apresentar uma proposta para o programa de estudos planetários na próxima década.

“O conceito da nossa missão é enviar uma única nave espacial para orbitar Plutão por dois anos terrestres antes de partir para uma visita a pelo menos um KBO [objeto do Cinturão de Kuiper] e outro planeta-anão do Cinturão”, explicou a Dra. Carly Howett, membro do SwRI.

Imagem de Plutão, com uma "mancha" que parece um coração (Foto: NASA)

Os cientistas acreditam que, apesar de a New Horizons ter conseguido muitas informações sobre Plutão e outros objetos no Cinturão de Kuiper — lembrando que o planeta-anão também faz parte dessa área —, a região é muito mais complexa do que a sonda tinha capacidade de observar.

Só Plutão tem cinco luas conhecidas e se mostrou um corpo celeste mais rico e intrigante do que se imaginava. Uma nova sonda com equipamentos específicos para analisar a superfície e outros detalhes do planeta-anão certamente ajudaria a responder algumas dúvidas levantadas pelas análises da New Horizons.

Fonte: SwRI

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.