Publicidade

NASA lança e-book gratuito repleto de fotografias sensacionais do nosso planeta

Por| 22 de Fevereiro de 2019 às 18h21

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Além de estudar os mistérios do espaço, a NASA também faz muitas observações do nosso próprio planeta, por meio de seu Earth Observatory. Agora, a agência reuniu uma série de fotos de tirar o fôlego da Terra em um e-book gratuito, disponível em PDF, MOBI para Kindle e formato ePub.

O livro, que se chama apenas "Earth", divide as imagens e suas descrições em capítulos sobre a Atmosfera, Água, Terra, Gelo e Neve. No texto de apresentação, Michael Carlowicz, editor-Chefe do Earth Observatory, conta que "sessenta anos atrás, com o lançamento da Explorer 1, a NASA fez suas primeiras observações da Terra a partir do espaço, e cinquenta anos atrás, os astronautas deixaram a órbita da Terra pela primeira vez, olhando para o nosso 'mármore azul'; todos esses anos depois, quando enviamos espaçonaves e apontamos nossos telescópios para além das bordas do Sistema Solar, enquanto estudamos nosso planeta, vizinhos e nosso Sol em detalhes requintados, ainda há muito para ver e explorar em nossa casa".

Nas palavras de Carlowicz, "este livro está em uma intersecção entre ciência e arte". Ele explica que, enquanto cientistas, os especialistas da NASA estudam nosso planeta usando ferramentas engenhosas para estudar processos físicos, examinando os ciclos naturais da Terra, que interagem entre si ao longo das estações e décadas. A parte científica mede partículas, gases, energias e fluidos que se deslocam para dentro e para fora do planeta, enquanto, como artistas, os especialistas estudam a luz (como ela reflete, refrata e é absorvida e alterada). E "por todo o dinamismo e detalhes que podemos observar em órbita, às vezes vale a pena recuar e simplesmente admirar a Terra", explica.

Então, nas páginas deste livro, temos uma verdadeira paleta de cores, texturas e formatos que fazem parte de nossa morada, com imagens revelando detalhes sobre nosso planeta e, quem sabe, ajudando a humanidade a se conscientizar quanto à necessidade de preservar a Terra onde vivemos. "Nós escolhemos essas imagens porque elas inspiram, elas contam a história de um planeta de 4,5 bilhões de anos onde há sempre algo novo para se ver. Elas contam uma história de terra, vento, água, gelo e ar que só podem ser vistos de cima. Elas nos mostram que não importa o que a mente humana possa imaginar, não importa o que o artista possa conceber, há poucas coisas mais fantásticas e inspiradoras do que o mundo como ele já é", conta Carlowicz, que também crê que "a verdade do nosso planeta é tão convincente quanto qualquer ficção".

Continua após a publicidade

O download do e-book gratuito pode ser feito no site do Earth Observatory. Abaixo, algumas imagens que constam no livro:

Continua após a publicidade

Fonte: Earth Observatory