NASA fotografa cratera em Marte que surgiu entre 2016 e 2019

Por Patrícia Gnipper | 19 de Junho de 2019 às 17h08
NASA/HiRISE
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

Uma novíssima cratera de Marte acaba de ser fotografada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA. A cratera fresca de mais ou menos 16 metros de largura foi resultado de uma colisão ocorrida entre setembro de 2016 e fevereiro de 2019.

A imagem da nova cratera foi, na verdade, tirada em abril, e divulgada agora em junho. Ali vemos um grande "hematoma" escuro e azulado em meio a uma área plana com a típica cobertura avermelhada de Marte. De acordo com Veronica Bray, cientista da equipe do MRO na Universidade do Arizona, a rocha espacial responsável pela abertura da cratera deve ter tido cerca de 1,5 metro de largura — pequena o suficiente para ser destruída por uma atmosfera mais espessa, como a da Terra. Contudo, a atmosfera marciana é mínima, o que permite que objetos de pequenas dimensões acabem se chocando contra a superfície.

A belíssima nova cratera que surgiu em Marte em algum momento entre 2016 e 2019 (Foto: NASA/HiRISE)

Além da imagem colorida divulgada pela equipe da NASA, o pesquisador Peter Grindrod também analisou imagens da MRO e publicou, em seu Twitter, uma animação comparando o antes e o depois da região do impacto, onde hoje há a nova cratera.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: HiRISE, Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.