Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA divulga fotografia do asteroide Bennu em detalhes sem precedentes

Por| 23 de Março de 2020 às 19h30

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA divulgou um mosaico que revela detalhes inéditos de Bennu, o asteroide de 493 metros de diâmetro que recebe a visita da sonda OSIRIS-REx. A imagem é resultado de nada menos que 2.155 fotografias capturadas pela câmera PolyCam, a bordo da sonda, entre 7 de março e 19 de abril de 2019.

Todas essas fotos foram reunidas, corrigidas e colocadas lado a lado para produzir o mosaico. Com 5 cm por pixel, essa é a resolução mais alta na qual um corpo planetário foi mapeado globalmente até hoje.

Quando OSIRIS-REx tirou essas fotografias, estava em distâncias que variam de 3,1 a 5 km acima da superfície do asteroide. Essa visão detalhada de Bennu foi usada pela equipe da missão durante o processo de escolha dos locais de coleta das amostras. Foi escolhido o local chamado Nightingale como alvo principal e o Osprey como backup, caso o pouso no Nightingale não dê certo.

Continua após a publicidade

A OSIRIS-REx já está perto de cumprir a etapa da coleta, que deverá ser concluída no final de agosto, depois que alguns testes e ensaios forem concluídos com sucesso. Serão dois ensaios, o primeiro agendado para 15 de abril e o segundo para o mês de junho. Nessas manobras, a sonda chegará mais perto do asteroide e, depois, recuar.

Ao executar cada uma dessas manobras, a OSIRIS-REx coletará mais informações sobre o local escolhido para a coleta e treinará seu sistema de navegação e orientação, chamado Natural Feature Tracking (NFT). Se tudo correr bem com os ensaios, a manobra de pouso real será concluída em agosto e, depois, a sonda voltará à Terra com as amostras protegidas em uma cápsula.

Para conferir o mosaico na resolução original e com as coordenadas inclusas, acesse o site da missão OSIRIS-REx.

Fonte: NASA