Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA detecta elemento químico essencial para a vida no solo de Marte

Por| 07 de Setembro de 2017 às 17h29

Link copiado!

NASA detecta elemento químico essencial para a vida no solo de Marte
NASA detecta elemento químico essencial para a vida no solo de Marte

O Curiosity, robô que perambula pelo terreno marciano coletando amostras do solo e registrando belíssimas imagens do Planeta Vermelho, acaba de detectar a existência de boro por lá — um elemento químico essencial para a vida. Por conta disso, há quem esteja especulando que a descoberta possa confirmar que, em um dia longínquo, existiu algum tipo de vida em Marte.

A descoberta, que foi publicada no periódico científico Geophysical Research Letters, reforça ideias de que a vida marciana se extinguiu por conta das mudanças climáticas do planeta, que, atualmente, é um verdadeiro deserto quase sem atmosfera. Segundo Patrick Gasda, pesquisador do Los Alamos National Laboratory, “porque os boratos têm um papel importante na construção do RNA — um dos blocos de construção da vida — descobrir o boro em Marte abre a possibilidade de que a vida pode ter uma vez acontecido no planeta”. Afinal, se elementos orgânicos já existiram por lá, com reações químicas a vida pode sim ter ocorrido.

O elemento foi detectado em minerais de sulfato de cálcio na cratera Gale, o que significa que o boro marciano estava presente em um terreno onde, um dia, houve água no estado líquido. O Curiosity vem estudando com afinco o terreno rochoso de Marte, subindo em montanhas e descobrindo evidências químicas de lagos em sua superfície, além de água também em seu subterrâneo.

Fonte: GeoSpace