Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Imagem de buraco negro "sugando" estrela é destaque em site da NASA

Por| 25 de Março de 2020 às 14h28

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

Diariamente, a NASA escolhe uma imagem astronômica que mereça destaque e a publica em seu site chamado Astronomy Picture of the Day, ao lado de uma explicação escrita por um astrônomo profissional para que o público saiba mais detalhes sobre aquele registro, que pode ser uma foto real, uma simulação de computador, uma arte criada digitalmente, etc. São sempre imagens impressionantes que revelam curiosidades sobre o cosmos e, na última terça-feira (24) não foi diferente.

A agência espacial publicou uma ilustração que demonstra o que acontece com uma estrela quando ela se aproxima muito de um buraco negro. Se a estrela for diretamente rumo a um buraco negro supermassivo, ela certamente vai cair e desaparecer. Porém, é provável que ela apenas “chegue perto o suficiente para que a gravidade do buraco negro afaste as camadas externas da estrela”, explica a nota da NASA.

Continua após a publicidade

Quando isso acontece, a maior parte do gás da estrela não será sugada para dentro do buraco negro. O resultado é um evento cósmico que pode ser tão brilhante quanto uma supernova. De acordo com a NASA, há uma quantidade cada vez maior de eventos como este sendo descobertos pelos instrumentos científicos que atualmente observam o universo.

Na arte selecionada, o artista criador demonstrou exatamente esse processo – “uma estrela acaba de passar por um enorme buraco negro e lança gás que continua em órbita. A borda interna de um disco de gás e poeira ao redor do buraco negro é aquecida pelo evento de ruptura e pode brilhar muito tempo depois que a estrela se foi”.

Fonte: NASA