Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA desenvolve “sombrinha” dobrável para proteger espaçonaves de calor intenso

Por| 14 de Setembro de 2018 às 23h10

Link copiado!

NASA desenvolve “sombrinha” dobrável para proteger espaçonaves de calor intenso
NASA desenvolve “sombrinha” dobrável para proteger espaçonaves de calor intenso
Tudo sobre NASA

A NASA revelou recentemente uma “sombrinha” que deve facilitar consideravelmente as futuras missões de exploração espacial. A estrutura batizada de ADEPT (Adaptable Deployable Entry Placement Technology) foi projetada para repelir o calor intenso que é gerado sobre a carcaça das espaçonaves, sobretudo durante o processo conhecido como reentrada — momento em que o veículo adentra a atmosfera de um planeta.

Construída em uma espécie de tecido de carbono, o principal diferencial da estrutura, entretanto, é o fato de ela poder ser armada e desarmada, tal e qual um guarda-chuva comum. Segundo a agência, essa articulação permitirá que a sombrinha seja acoplada a foguetes relativamente menores do que os necessários ao transporte de uma estrutura fixa; uma vez armada, a ADEPT é expandida até um diâmetro suficiente para a proteção integral da espaçonave.

A ADEPT deve ser particularmente útil em futuras missões de exploração enviadas a outros planetas, como Marte ou Vênus, e já teve seus primeiros testes iniciados. A agência espacial embarcou a “super sombrinha” em um foguete suborbital na última quarta-feira (12); a estrutura deve se desprender do veículo a uma altura de aproximadamente 95 quilômetros, quando então despencará na direção da superfície a uma velocidade de 3,7 mil quilômetros por hora.

Continua após a publicidade

Fonte: YouTube (NASA)