NASA dá sinal verde e Boeing lançará nave Starliner à ISS em 20 de dezembro

Por Patrícia Gnipper | 12 de Dezembro de 2019 às 21h30
Boeing
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

Agora vai! A NASA anunciou nesta quinta-feira (12) que, finalmente, a nave Starliner, da Boeing, está pronta para fazer sua viagem inaugural à Estação Espacial Internacional (ISS), o que acontecerá no próximo dia 20 de dezembro. A Starliner é uma das naves privadas que farão o transporte de astronautas americanos à estação orbital a partir do próximo ano, ao lado da Crew Dragon, da SpaceX — ambas com cronogramas atrasados, por sinal.

O anúncio foi feito após uma avaliação aprofundada das condições da nave, que vem passando por testes minuciosos nos últimos meses, e o conselho envolvendo especialistas da NASA e da Boeing chegou à conclusão de que a Starliner já está pronta para se arriscar nesta primeira viagem, que não será tripulada. A nave levará à ISS uma carga experimental um tanto quanto curiosa: um manequim chamado Rosie the Rocketeer, em homenagem à Rosie the Riveter — modelo icônico para mulheres que trabalharam na Segunda Guerra Mundial e que, até hoje, é usado como símbolo da luta pela igualdade de gêneros.

Arte imagina as naves Starliner, da Boeing, e Crew Dragon, da SpaceX, rumo à Estação Espacial Internacional

Rosie (o manequim) foi equipada com uma série de sensores que medirão dados críticos na jornada, incluindo forças gravitacionais suportadas durante o voo, tudo para que a equipe que controlará a missão tenha dados suficientes para avaliar o que astronautas humanos experienciarão a bordo da nave no futuro próximo.

Caso o lançamento precise ser adiado por qualquer razão que seja — afinal, lançamentos de foguetes podem ser atrasados em cima da hora por uma série de motivos, incluindo meteorológicos —, ainda há oportunidades adicionais de voo nos dias 21 e 23. Caso o lançamento ocorra no dia 20 conforme planejado, a Starliner chegará à ISS dentro de 24 a 25 horas. Lá, as astronautas da NASA, Jessica Meir e Christina Koch, levarão a carga a bordo, liberando a nave para retornar à Terra no dia 28 de dezembro.

Fonte: NASA, Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.