Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA comemora 60 anos de exploração espacial nesta quarta (31)

Por| 31 de Janeiro de 2018 às 16h02

Link copiado!

NASA comemora 60 anos de exploração espacial nesta quarta (31)
NASA comemora 60 anos de exploração espacial nesta quarta (31)

Em 31 de janeiro de 1958, a NASA se preparava para lançar o primeiro satélite norte-americano ao espaço. O Explorer 1 representou um marco histórico para a humanidade, marcando o início da corrida espacial entre os Estados Unidos e a então União Soviética, que, no ano anterior, lançou o Sputnik 1, o primeiro satélite construído pelo homem a ser enviado à órbita terrestre.

O pequeno satélite tinha apenas 2 metros de comprimento e pesava 14 quilos, saindo do Cabo Canaveral contando com o foguete Juno I de quatro estágios, além de um foguete Jupiter-C modificado com um estágio adicional para conseguir levar o satélite à órbita. Seu sucesso, contudo, não impediu falhas dramáticas após seu lançamento, incluindo a explosão do Vanguard TV3 depois de alguns segundos de voo. O Explorer 1 voltou à Terra em março de 1970, depois de dar mais de 58 mil voltas ao redor do planeta Terra.

Continua após a publicidade

Para conseguir o feito histórico, a NASA precisou inovar muito e rapidamente para não deixar os soviéticos vencerem a competição. Entre as inovações, está o desenvolvimento de um combustível poderoso o suficiente para fazer o lançamento acontecer. E o Explorer 1 foi a primeira missão da agência que serviu para transportar carga científica, contendo um contador geiger para detectar raios cósmicos, além de dois detectores de micrometeoritos e cinco sensores de temperatura. Estava dada a largada da exploração espacial.

Com esses sensores a bordo, o Explorer 1 conseguiu detectar os cintos de radiação de Van Allen, que cercam o planeta, sendo esta a primeira descoberta científica feita no espaço.

Uma curiosidade que vale a pena ser citada: na época em que o Explorer 1 foi lançado, a agência espacial dos Estados Unidos ainda não se chamava NASA, que somente ganhou esse nome em 1958, com o programa espacial do país mais avançado e vendo a Lua como próximo destino, o que aconteceu com as missões Apollo na década seguinte.

Continua após a publicidade

E, se 60 anos depois, a NASA já conseguiu estudar de pertinho praticamente todo o Sistema Solar, levando o homem à Lua e com planos de levar a humanidade à Marte em um futuro próximo, tudo isso não seria possível se não fossem os esforços para lançar o Explorer 1, ainda que a motivação da época tenha sido muito mais política do que propriamente científica.

Fonte: NASA