Publicidade

Moléculas essenciais à vida são detectadas em disco formador de planetas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Abril de 2023 às 21h00

Link copiado!

Gabriel Pérez Díaz (IAC)
Gabriel Pérez Díaz (IAC)

Na parte interna da região de formação estelar IC 348, na Nuvem Molecular de Perseus (um aglomerado estelar jovem), pesquisadoras da Universidad Politécnica de Cartagena, na Espanha, encontraram numerosas moléculas essenciais para a construção de aminoácidos. A descoberta pode ajudar cientistas na busca pela origem da vida.

Localizada a cerca de mil anos-luz, a região IC 348 consiste em uma nebulosidade formadora de estrelas e um aglomerado de 2 milhões de anos que contém 400 estrelas, aproximadamente. Cerca de metade das estrelas no aglomerado têm um disco circunstelar, onde planetas podem se formar.

Segundo o novo estudo, a parte interna dessa região possui moléculas comuns, como hidrogênio molecular, hidroxila, água, dióxido de carbono e amônia. Além disso, há outras moléculas portadoras de carbono que podem ajudar na produção de cianeto de hidrogênio, acetileno, diacetileno, cianoacetileno, cianobutadiino, etano, hexatrina e benzeno.

Continua após a publicidade

A IC 348 já era conhecida como uma região “muito rica e diversificada em seu conteúdo molecular”, segundo Susana Iglesias-Gorth, uma das autoras do estudo. “A novidade é que [agora] vemos as moléculas no gás difuso a partir do qual as estrelas e os discos protoplanetários estão se formando”, explica.

A simples presença dessas moléculas na região não significa que estamos perto de encontrar vida fora da Terra. Na verdade, é esperado que em lugares como esse sejam encontradas moléculas orgânicas. Mas é animador detectá-las nos discos de poeira onde mundos podem surgir, capturando alguns desses componentes.

Se planetas se formarem ao redor de estrelas nessa região, é possível que essas moléculas formem blocos de construção da vida como aminoácidos — que, aqui na Terra, formaram o código genético de microrganismos antigos e semearam o planeta com a vida como a conhecemos.

Continua após a publicidade

Para determinar a distribuição dessas moléculas e procurar por aminoácidos em IC 348, as pesquisadoras agora pretendem contar com a ajuda do telescópio James Webb e sua alta resolução espectroscópica.

O artigo da pesquisa foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte: MNRAS, IAC