Publicidade

Missão Garatéa revela finalistas de concurso que vai levar projetos à ISS

Por| 10 de Dezembro de 2018 às 21h50

Link copiado!

NASA/ESA
NASA/ESA

A Missão Garatéa já conta com os seus três finalistas que poderão ter seus projetos enviados à Estação Espacial Internacional, a ISS.

Mais de 4.200 alunos de 175 escolas participaram do concurso e, agora, os três grupos selecionados ainda passarão por um programa de qualificação pela coordenação da Missão Garatéa para que sejam feitos ajustes e adequações.

Conheça os finalistas:

  • Projeto Plantação Interplanetária: Criado por alunos da quinta série da Escola Bosque, de São Paulo, a iniciativa busca testar a influência da microgravidade em sementes de cactus durante uma viagem à Marte;
  • Projeto Fermentação na Microgravidade: Alunos da sexta e oitava série do Instituto Alpha Lumens, da cidade de São José dos Campos, criaram um experimento com o intuito de verificar como a sucrose é fermentada para a produção de álcool (sacaromisis) na microgravidade;
  • Projeto Capilaridade vs Gravidade no processo de filtração: A ideia dos alunos do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Xanxerê) é utilizar moringas e filtros brasileiros de barro para checar se a água consegue ser filtrada em microgravidade.
Continua após a publicidade

A Missão Garatéa é um projeto desenvolvido pela iniciativa Garatéa-ISS em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação de Apoio à Física e Química, sob patrocínio do Instituto TIM, Airvantis e Braskem.

O grupo vencedor será anunciado até o dia 15 de dezembro, que continuará no desenvolvimento do projeto até maio de 2019, quando o experimento será enviado à Estação Espacial Internacional com outros ganhadores dos Estados Unidos e Canadá.