Missão Garatéa ajuda alunos brasileiros a enviarem projetos ao espaço rumo à ISS

Por Natalie Rosa | 04 de Dezembro de 2018 às 11h15
Reprodução/Missão Garatéa

A Missão Garatéa, maior consórcio espacial brasileiro na ativa atualmente, anunciou nesta semana o concurso Garatéa-ISS. O objetivo do projeto é levar alunos do Brasil, entre 10 e 17 anos, para participar do programa norte-americano Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), desenvolvido para incentivar jovens a estudarem ciências espaciais.

O concurso vai selecionar um experimento para voar em um foguete da SpaceX ao lado de astronautas da NASA rumo à Estação Espacial Internacional no ano que vem. Ao todo, 4.200 alunos de 175 escolas de todo o Brasil estão participando.

A iniciativa Garatéa-ISS atualmente está em sua segunda edição e vem sendo desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo e a Fundação de Apoio à Física e à Química, e com patrocínio das empresas Airvantis, Braskem e Instituto TIM.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Lucas Fonseca, diretor da Missão Garatéa, conta que pretende expandir, a cada ano, a participação de estudantes brasileiros nessas experiências:

"Quando era pequeno, desejava trabalhar no espaço e algumas experiências que vivi foram fundamentais para que eu pudesse seguir este caminho. Por isso, poder proporcionar a jovens essas experiências é uma espécie de missão para mim. Estamos em um momento crucial da ciência no Brasil, e despertar o interesse das crianças pela ciência é um vetor importante para garantirmos a continuidade de todo um trabalho exercido no país".

O diretor já chegou a ser reconhecido como uma das 35 pessoas no mundo abaixo dos 35 anos que estão transformando a relação do espaço com o ser humano.

A NASA já selecionou três projetos, que, a partir de agora, passarão por um programa de qualificação sob coordenação da Missão Garátea para que se tornem adequados para apresentação aos técnicos da agência espacial norte-americana. Os vencedores serão escolhidos no dia 13 de dezembro.

O projeto selecionado deve voar até a ISS, ao lado de outros ganhadores, entre maio e abril de 2019. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site oficial da Missão Garatéa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.