Militarização do Espaço: Comando Espacial dos EUA será lançado na próxima semana
Por Daniele Cavalcante |
A Força Espacial dos Estados Unidos, proposta pelo presidente Donald Trump em 2018, será oficializada no dia 29 deste mês. A revelação veio do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, após uma reunião com o chefe do Estado Maior Conjunto, o general Joseph Dunford.
"Na próxima semana, lançaremos formalmente o novo comando unificado de combate, que ficará conhecido como Comando Espacial dos Estados Unidos", anunciou o vice-presidente. Ele também revelou que o general da Força Aérea John "Jay" Raymond foi escalado para chefiar o Comando Espacial (SPACECOM) e suas 87 unidades.
Foi em maio de 2018 que Trump anunciou a intenção de criar o ramo militar da Força Espacial, ideia que ele encaminhou formalmente ao Pentágono no último mês de fevereiro. A proposta é que o novo comando faça parte parte da Força Aérea, assim como o Corpo de Fuzileiros Navais faz parte do Departamento da Marinha.
"Nossos adversários estão treinando forças e desenvolvendo tecnologia para minar nossa segurança no espaço, e eles estão trabalhando muito nisso", afirmou o presidente. "É por isso que meu governo reconheceu o espaço como um campo de guerra e fez a criação da Força Espacial uma prioridade de segurança nacional”.
Pence afirmou que o SPACECOM inicia "o próximo capítulo da história". "Colocamos fim a décadas de cortes e redução orçamentária e renovamos o compromisso dos Estados Unidos com a exploração espacial humana, prometendo ir mais longe e mais rápido do que nunca", disse o vice-presidente.