Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Meteoro verde-limão e brilhante como a Lua cheia é visto no Canadá

Por| 27 de Julho de 2019 às 19h00

Link copiado!

Meteoro verde-limão e brilhante como a Lua cheia é visto no Canadá
Meteoro verde-limão e brilhante como a Lua cheia é visto no Canadá

Na última quarta-feira (24), um meteoro de 30 cm de diâmetro cruzou o céu do Lago Eel no sul de Ontário, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Toronto, e pode ter caído próximo à cidade de Bancroft, no Canadá. Cerca de 50 relatos de testemunhas oculares foram enviados à American Meteor Society (AMS), e as descrições afirmam que a cor do objeto brilhante era "verde-limão", brilhando como uma Lua cheia. 

O evento também foi flagrado por 10 câmeras da Rede Meteorológica do Sul de Ontário (SOMN, na sigla em inglês). Depois de algumas análises das imagens, a conclusão é de que se trata de uma rocha do tamanho de uma bola de praia. Ela veio do Cinturão de Asteroides (entre Marte e Júpiter), atingiu a atmosfera a 72.580 quilômetros por hora e brilhou por cerca de nove segundos antes de entrar na fase conhecida por "dark flight", que é a trajetória depois de o objeto já ter se apagado.

Confira a imagem de uma das câmeras:

Continua após a publicidade

A maioria dos meteoros se desintegra e se transforma em vapor durante a entrada na atmosfera, mas há uma boa chance de que alguns meteoritos sobrevivam, espalhados na trajetória de aterrissagem. É possível que isso tenha acontecido neste caso, de acordo com Peter Brown, pesquisador de meteoros e cometas da Universidade Western. "Suspeitamos que meteoritos tenham chegado ao solo porque a bola de fogo apagou [em altitude] muito baixa na atmosfera, a oeste de Bancroft”, disse. “Este é um bom indicador de que o material sobreviveu". 

Isso significa que uma “caça aos meteoritos” deve acontecer e, com sorte, alguns detritos poderão ser encontrados. Isso pode ser bastante útil, pois seria uma boa amostra grátis do Cinturão de Asteróides para estudos, sem precisar levar nenhuma outra sonda para lá.

Meteoros brilhantes no céu podem ser vistos com certa frequência, a depender da visibilidade de sua região, claro. No mês de agosto, por exemplo, poderemos contemplar a Perseidas, a mais esperada chuva de meteoros do ano, que ocorre nos dias 12 a 13 de agosto. 

Fonte: Sky & Telescope