Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Meteoro explode no céu da Groenlândia, mas nada foi divulgado oficialmente

Por| 06 de Agosto de 2018 às 20h00

Link copiado!

Meteoro explode no céu da Groenlândia, mas nada foi divulgado oficialmente
Meteoro explode no céu da Groenlândia, mas nada foi divulgado oficialmente

No mês passado, um meteoro atingiu a Terra e ninguém ficou sabendo. Especificamente na base área de Thule, na Groenlândia (base da Força Aérea dos Estados Unidos), o objeto explodiu no céu com 2,1 quilotoneladas de força — equivalente a mais de 2 mil toneladas de dinamite. Acontece que nada foi divulgado oficialmente até então pelo governo dos EUA.

Hans Kristensen, cientista diretor do Projeto de Informações Nucleares da Federação de Cientistas Americanos, soltou a bomba em seu Twitter, contando que "um meteoro explodiu a 43 km acima do radar de alerta de mísseis na Base Aérea de Thule".

Ele acrescentou, ainda, que, apesar de existirem quase duas mil armas nucleares em alerta, prontas para serem lançadas, a conclusão é de que a explosão foi mesmo de um meteoro, e não de um ataque russo, por exemplo.

Continua após a publicidade

Contudo, fica a preocupação quanto aos motivos pelos quais a Força Aérea dos EUA não divulgou um relatório oficial sobre o incidente, ainda que tenham confirmado que não houve impactos na base. Para Kristensen, "se o meteoro tivesse entrado em um ângulo mais perpendicular, teria atingido a Terra com uma força significativamente maior".

Até então, a NASA também não falou nada sobre o incidente em questão. A agência espacial tem programas de monitoramento de asteroides e meteoros que possam se chocar contra a Terra, mas ainda não se sabe se a agência teria conhecimento deste objeto que atingiu a Groenlândia em julho, ou se sua chegada foi uma surpresa.

Fonte: IFL Science, Business Insider