Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercúrio passa mais tempo próximo da Terra do que Vênus; entenda

Por| 14 de Março de 2019 às 17h10

Link copiado!

Mercúrio passa mais tempo próximo da Terra do que Vênus; entenda
Mercúrio passa mais tempo próximo da Terra do que Vênus; entenda

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vênus e depois a Terra. Então, Vênus é o planeta mais próximo do nosso, certo? A resposta é: depende. E uma equipe de cientistas acaba de demonstrar que Mercúrio, apesar de ser o planeta que está mais perto do Sol, passa mais tempo próximo da Terra do que Vênus.

Os resultados dos cálculos, apresentados na revista Physics Today, mostram que os métodos usados comumente para calcular a proximidade dos planetas são simplistas demais, e não dão o entendimento real da proximidade entre Mercúrio, Vênus e Terra ao considerar o trajeto de suas órbitas ao redor do astro.

A concepção de distância entre os planetas que comumente temos se dá com base na distância média entre os planetas e o Sol, e essa distância é estabelecida em Unidades Astronômicas (AU). A distância média entre Terra e Sol é de 1 AU, enquanto a de Vênus é de cerca de 0,72 AU. Então, com base nesses valores, calcula-se que a distância média entre Terra e Vênus é de apenas 0,28 AU — a menor ao se comparar a distância da Terra com qualquer outro planeta.

Mas os pesquisadores perceberam que esse cálculo não é a maneira mais precisa para dizer qual planeta é realmente o mais próximo da Terra ao longo de suas órbitas ao redor do Sol. Afinal, quando a Terra está no lado oposto de sua órbita em relação a Vênus, essa distância é de 1,72 AU — e nosso planeta fica bastante tempo em oposição a esse vizinho.

Continua após a publicidade

A equipe propõe, então, que se faça uma média da distância entre cada ponto ao longo da órbita de um planeta e cada ponto ao longo da órbita do outro planeta a ser comparado. Fazendo uma simulação baseada nessas duas observações, a equipe descobriu que Mercúrio é o planeta que fica próximo da Terra por mais tempo, em média, mesmo que ele seja o primeiro planeta a partir do Sol e o nosso seja apenas o terceiro, com Vênus no meio termo.

Mas, claro, essa outra maneira de enxergar a distância média entre os planetas não muda a ordem deles no Sistema Solar. Mercúrio continua sendo o primeiro planeta depois do Sol, seguido por Vênus e então pela Terra, do jeitinho que todos nós aprendemos na escola.

No vídeo abaixo (em inglês), é possível entender melhor toda essa dinâmica cósmica com as animações criadas pela equipe:

Continua após a publicidade

Fonte: Gizmodo