Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Maior vulcão da lua infernal de Júpiter entrará em erupção ainda este mês

Por| 19 de Setembro de 2019 às 17h50

Link copiado!

NASA/JPL/University of Arizona
NASA/JPL/University of Arizona

Parece que o maior vulcão de Io, a lua infernal de Júpiter, está prestes a entrar em erupção. É difícil prever esse tipo de evento, mas as observações mostram que o vulcão Loki tem um cronograma relativamente regular para cuspir magma. Com base nesses dados, espera-se que ele entre em erupção em meados de setembro de 2019.

Julie Rathbun, a cientista sênior do Instituto de Ciências Planetárias, apresentou a previsão na última terça-feira (17) durante o encontro EPSC-DPS Joint Meeting 2019, em Genebra. "Loki é o maior e mais poderoso vulcão de Io, tão brilhante no infravermelho que podemos detectá-lo usando telescópios na Terra", disse. Em 2002, Rathbun publicou um artigo mostrando que a atividade do vulcão ocorreu aproximadamente a cada 540 dias durante os anos 1990.

Atualmente, parece que o cronograma mudou um pouco, e a erupção acontece aproximadamente a cada 475 dias. "Se esse comportamento permanecer o mesmo, Loki deve entrar em erupção em setembro de 2019”, afirmou Rathbun. "Previmos corretamente que a última erupção ocorreria em maio de 2018", lembrou.

Continua após a publicidade

Apesar disso, é difícil prever a atividade dos vulcões, e a cientista explicou o porquê: muitas coisas influenciam as erupções vulcânicas, como, por exemplo, a quantidade de magma alimentando o vulcão, a composição desse magma, entre outras condições. Só que, contrariando essas variáveis, Loki pode ser previsível. Por causa de seu tamanho, “é provável que a física básica domine quando entrar em erupção, portanto as pequenas complicações que afetam vulcões menores provavelmente não afetarão tanto Loki”, disse Rathbun.

No entanto, “você precisa ter cuidado, pois Loki tem o nome de um deus trapaceiro e o vulcão não é conhecido por se comportar”, disse a cientista. Esse aviso foi dado porque, no início dos anos 2000, depois que o padrão de 540 dias foi detectado, o comportamento do Loki mudou e ele não teve atividade periódica novamente até cerca de 2013.

O pequeno artigo de Rathbun e seus colegas explicando o comportamento traiçoeiro de Loki e as previsões para sua próxima atividade, pode ser acessado aqui.

Fonte: Europlanet Society