Publicidade

Maior explosão solar de 2025 provoca apagões de rádio em três regiões do planeta

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Observatório de Dinâmica Solar da NASA
Divulgação/Observatório de Dinâmica Solar da NASA

A maior explosão solar de 2025 foi registrada nesta quarta-feira (14), com pico às 5h25 (horário de Brasília). A intensidade da erupção provocou apagões de rádio de nível R3 na Europa, Ásia e Oriente Médio.

De acordo com a NASA, essa erupção foi classificada com intensidade X2.7, em uma escala na qual a classe “X” corresponde às explosões solares mais intensas. Atividades dessa magnitude são consideradas incomuns por astrônomos.

“Erupções solares são poderosas explosões de energia. Essas explosões podem impactar comunicações de rádio, redes elétricas, sinais de navegação e representar riscos para naves espaciais e astronautas”, informou a NASA em comunicado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Rajada de raios X

A erupção solar desta quarta-feira partiu da região de manchas solares conhecida como AR4087, e emitiu uma forte rajada de raios X e radiação ultravioleta na velocidade da luz em direção à Terra. Esse processo ionizou rapidamente a atmosfera superior do planeta.

A ionização da alta atmosfera foi responsável por interromper sinais de rádio de alta frequência nas três regiões afetadas. Operadores de rádio relataram falhas de comunicação em diversas localidades da Europa, Ásia e Oriente Médio.

Erupção anterior

Uma outra poderosa explosão solar foi registrada pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA na terça-feira (13), desta vez na região de manchas solares AR4086.

Essa foi a primeira erupção solar da classe X registrada desde março e teve intensidade X1.2, com pico às 12h38 (horário de Brasília). A continuidade das intensas atividades solares nos próximos dias pode afetar o campo magnético da Terra.

Leia também: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | COMO VER UM ECLIPSE SOLAR EM SEGURANÇA

Fonte: NASA e Space