Lua de Sangue | Eclipse lunar total rende fotos incríveis ao redor do mundo
Por Nathan Vieira • Editado por Melissa Cruz Cossetti | •

No último domingo (7), aconteceu um eclipse lunar total, mais conhecido como Lua de Sangue. O fenômeno começou às 12h28 (horário de Brasília) e alcançou o ápice às 15h12, com a Lua tingida por um tom avermelhado que pôde ser visto em grande parte do mundo, o que rendeu inúmeras fotos incríveis, compartilhadas nas redes sociais.
- Em que fase da Lua estamos? Ciclo cheio que chega neste domingo (7) terá eclipse
- Lua de Sangue | Por que satélite fica vermelho durante um eclipse lunar total?
O fenômeno da Lua de Sangue não pôde ser visto no Brasil, mas o Observatório Nacional fez uma transmissão ao vivo com comentários de astrônomos:
Eclipse lunar total
Vale lembrar que um eclipse lunar total ocorre quando a Terra se posiciona exatamente entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite. A sombra da Terra tem duas regiões: a penumbra (mais difusa e suave) e a umbra (a parte mais escura e intensa).
Durante essa passagem, as partículas da atmosfera espalham a luz de ondas mais curtas (como o azul e o verde) em todas as direções. As ondas mais longas, como o vermelho e o laranja, conseguem atravessar a atmosfera e são refratadas em direção à Lua. Por isso ela assume esse tom avermelhado.
Fotos da Lua de Sangue
Durante o fim de semana, o X pipocou de fotos da Lua de Sangue, principalmente de países asiáticos.
O eclipse lunar total rendeu fotos incríveis, mas além da Lua de Sangue, o céu de setembro ainda reserva muitos acontecimentos importantes, como Lua do Milho e conjunções celestes.
Leia também:
- Eclipse lunar em 2025: saiba quando ver a "Lua de Sangue" no Brasil
- Vulcões moldaram a Lua de dentro para fora; o processo ainda é presente e ativo
VÍDEO | FOTOGRAFE A LUA DE SANGUE | Dicas