Publicidade

Letras espaciais | Entenda porque um X e um V vão aparecer na superfície da Lua

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Wikimedia Cummons
Reprodução/Wikimedia Cummons

A chegada da Lua Crescente na noite desta quarta-feira (2) permitirá que observadores da Terra avistem um “X” e um “V” na superfície lunar. Nesse momento, o satélite natural da Terra entrará na fase do quarto crescente, quando o lado direito de sua face visível será iluminado pela luz solar direta.

Nessa fase, a luz do Sol incide sobre a Lua em um ângulo que faz parecer que as letras estão estampadas em sua superfície. Esse fenômeno é conhecido como efeito claro-escuro, e ocorre quando a interação entre luz e relevo propicia a formação de figuras familiares aos olhos humanos na região acidentada do satélite.

As “letras espaciais”, entretanto, ficam visíveis por apenas cerca de quatro horas antes do início do quarto crescente, e a previsão é de que sejam observadas por volta das 0h41 (horário de Brasília) de quinta-feira (3).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Sua visualização depende do uso de telescópios — desde os mais simples, com abertura de 15 cm, até os profissionais, de maior porte.

Luz sobre crateras

A visualização das letras “X” e “V” é um efeito óptico que ocorre quando a iluminação solar atinge diferentes crateras no terreno da Lua. No caso do “X”, a luz incide sobre as crateras La Caille, Bianchini e Purbach, que estão localizadas a cerca de 25 graus ao sul do equador lunar — a linha que separa o lado diurno do lado noturno do satélite.

Já o aparecimento da letra “V” se deve à incidência da luz solar na cratera Ukert, assim como em outros relevos menores com formato semelhante. Essas formações estão situadas a menos de 10 graus ao norte do equador lunar.

Leia mais:

VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA

Continua após a publicidade

Fonte: Space; EarthSky