James Webb investiga galáxias primordiais e estrelas jovens

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |

Northrop Grumman/NASA

O telescópio James Webb encontrou centenas de galáxias já existentes quando o universo tinha menos de 600 milhões de anos. As detecções são resultado do programa JADES (JWST Advanced Deep Extragalactic Survey), uma iniciativa que vai dedicar 32 dias do tempo de observação do Webb para a identificação e caracterização de galáxias distantes.

O JADES é um um dos maiores programas de observação do primeiro ano de operações científicas do Webb. Por meio da iniciativa, o astrônomo Ryan Endsley liderou uma investigação das galáxias que existiram entre 500 e 850 milhões de anos depois do Big Bang, na chamada Época da Reionização.

Durante centenas de milhões de anos após o Big Bang, o universo era repleto de gases opacos, que impediam a passagem da luz. Isso mudou cerca de um bilhão de anos depois por meio da reionização, mas o que os cientistas ainda não sabem ao certo é o que estava por trás dele, já que pode ter sido causado por buracos negros supermassivos ou até por estrelas jovens.

Por meio do JADES, Endsley e seus colegas estudaram as antigas galáxias com o Webb e seu instrumento NIRSpec em busca de sinais de formação estelar. “Quase todas as galáxias que estamos encontrando mostram estas fortes linhas de emissão, que indicam formação estelar recente”, explicou ele.

Os resultados mostram que as galáxias primordiais eram ótimas “fábricas” de estrelas quentes e massivas, cuja luz ultravioleta seria plenamente capaz de tornar transparente o gás que, antes da ioniozação, era opaco. Portanto, elas podem ter sido as principais causadoras do processo de reionização.

O programa JADES envolve também a busca pelas primeiras galáxias, que foram formadas quando o universo tinha menos de 400 milhões de anos. Ao estudá-las, os astrônomos podem explorar os processos de formação de estrelas após o Big Bang, para verificar as diferenças em relação à formação estelar observada hoje.

O instrumento NIRCam, que equipa o telescópio, já permitiu a identificação de 700 galáxias candidatas que existiam quando o universo tinha entre 370 e 650 milhões de anos — um número muito acima daquele estimado antes do Webb. “Estamos descobrindo que a formação estelar no universo primordial é muito mais complicada do que pensávamos”, observou Marcia Rieke, co-líder do JADES.

As descobertas foram apresentadas na 242º conferência da Sociedade Astronômica Americana.