"Inception" galáctico: Objeto de Hoag intriga astrônomos há 70 anos

Por| 04 de Dezembro de 2019 às 16h25

NASA

Quem observar a constelação da Serpente com um telescópio verá uma galáxia com cerca de 100 mil anos-luz de extensão (algo um pouco maior do que a Via Láctea), localizada a 600 milhões de anos-luz daqui, mas, na verdade, este objeto é bastante curioso e raro no universo, não sendo exatamente uma única galáxia. Trata-se do Objeto de Hoag, que parece ser uma galáxia dentro de outra e foi descoberto em 1950 pelo astrônomo Art Hoag, mas foi apenas na década de 1970 que se confirmou tratar-se de uma espécie de dupla constelação. E se você olhar atentamente, vai perceber um terceiro objeto entre o anel e o círculo central. É isso mesmo: uma terceira galáxia.

Essa espécie de galáxia dentro de uma galáxia dentro de uma galáxia, na verdade, são dois objetos celestiais diferentes. A menor está bem mais distante da Terra, e apenas parece estar dentro do anel. Mas o Objeto de Hoag é, de fato, uma galáxia dentro de outra — e o fenômeno intriga bastante os astrônomos, até os dias atuais.

Colisão galáctica

Inicialmente, Hoag acreditou ter sido enganado por uma ilusão de óptica em seu telescópio, causada por um efeito de lente gravitacional. Mas novas observações do objeto confirmaram tratar-se de algo peculiar, que acontece com apenas 0,1% das galáxias conhecidas pela humanidade até hoje.

A teoria aceita atualmente é que seria o resultado de uma colisão de duas galáxias. No choque, uma delas acabou se abrindo como um anel, enquanto a outra se condensou, formando o efeito que parece uma única bola brilhante localizada no centro.

Por enquanto, só o que os astrônomos conseguiram confirmar é que, se o objeto é realmente o resultado desse choque galáctico, ele aconteceu há pelo menos 3 bilhões de anos. É que, se tivesse menos tempo que isso, resquícios da colisão teriam sido captados por radiotelescópios. Já foram feitas essas observações, e o resultado foi negativo.

A resposta final segue um mistério. Mas existe a possibilidade ainda de ser uma colisão entre galáxias vizinhas, inicialmente com formato de disco, como a Via Láctea. Mas, independente de o que tenha acontecido para gerar esse "inception" espacial, o fato é que esta é uma imagem bonita e interessante de se observar no céu noturno.

Fonte: Live Science