Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hubble sai do modo de segurança após falhas em novembro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Dezembro de 2023 às 16h35

Link copiado!

NASA
NASA

Após falhas em seu giroscópio, o telescópio Hubble voltou a conduzir observações do espaço. A NASA anunciou em um comunicado na sexta-feira (8) que o célebre observatório retomou suas operações científicas após algumas semanas operando no modo de segurança.

“A espaçonave está em bom estado, e voltou a operar usando todos os seus três giroscópios”, escreveram os oficiais da agência espacial. Segundo a publicação, as duas câmeras principais do telescópio já voltaram a realizar observações científicas. Já os espectrógrafos Cosmic Origins e Space Telescope Imaging devem voltar a funcionar até o fim do mês.

Continua após a publicidade

O retorno do Hubble às atividades aconteceu depois de erros em um dos seus três giroscópios, que são os dispositivos que ajudam o telescópio a ficar apontado para o objeto desejado. Um deles apresentou leituras incorretas no fim de novembro, e com o ocorrido, o telescópio entrou no modo de segurança e suas observações foram suspensas.

Enquanto as equipes do telescópio investigavam o problema, a NASA explicou que, se fosse necessário, ele poderia funcionar com um só giroscópio. "O Hubble usa três giroscópios para maximizar sua eficiência, mas pode continuar realizando observações científicas com apenas um, se necessário", disseram em um comunicado.

Segundo a NASA, as equipes analisaram os dados e concluíram que "as operações científicas podiam ser retomadas sob o controle de três giroscópios". Para isso, eles decidiram operar os componentes no modo de alta precisão durante as observações.

Com a retomada, o Hubble pode dar continuidade ao trabalho de décadas de observação do espaço. Ele foi lançado em 1990 com o ônibus espacial Discovery, e desde então, já realizou mais de 1,5 milhão de observações. Segundo a NASA, há mais de 20 mil artigos científicos revisados por pares publicados sobre as descobertas proporcionadas pelo telescópio.

Fonte: NASA