Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hoje tem eclipse lunar penumbral  — mas provavelmente você nem vai perceber

Por| 05 de Junho de 2020 às 14h45

Link copiado!

GeekWire Photo/Kevin Lisota
GeekWire Photo/Kevin Lisota

Nessa sexta-feira (5), acontece um fenômeno que tem confundido um pouco os entusiastas da astronomia (e até mesmo alguns canais de divulgação, diga-se de passagem). Trata-se de um eclipse lunar penumbral, que, na teoria, poderá ser visto da Ásia, Austrália, Europa, África e parte da América do Sul.

Dizemos “na teoria” porque a observação do fenômeno vai depender de uma série de fatores, como as condições do céu na região, por exemplo. Embora o termo “eclipse lunar” chame a atenção por si só, é preciso entender que um eclipse do tipo penumbral é diferente do que normalmente se espera. Então, não, você não verá a Lua sendo encoberta no céu noturno como de costume. 

O que é um eclipse lunar penumbral?

Continua após a publicidade

Diferente de um eclipse lunar total, quando a Lua passa na parte interna e mais escura da sombra da Terra, o eclipse penumbral ocorre quando a Lua passa na penumbra, que é parte externa da sombra da Terra. Assim, parte da luz solar ainda chega ao nosso satélite natural, e ele ainda vai aparecer normalmente no céu - só que um pouco mais escurecido.

Assim, a Lua não ficará tão diferente, como acontece quando ela ganha a famosa tonalidade "de sangue", por exemplo. Ela apenas perderá um pouco de seu brilho; por isso será algo difícil de se perceber. Embora a passagem pela penumbra seja visível em algumas partes do Brasil, pode ser que muitos olhem para o eclipse e não notem muita diferença.

Ainda assim, é um evento bem interessante de se observar e também bacana para entendermos um pouco mais sobre os movimentos da Lua em relação à Terra. Portanto, se você puder (e se o eclipse for visível na sua região), tente observar e procure perceber a diferença, pois a Lua não estará tão brilhante como de costume.

Como o eclipse lunar penumbral acontece?

Continua após a publicidade

A Terra está sempre projetando uma sombra no sentido diretamente oposto ao Sol. Só que como acontece em muitas sombras, ela não é uniforme. Isso significa que existe uma área mais escura e outra área onde alguns raios de luz conseguem chegar - chamamos isso de área de penumbra.

Quando a Lua passa pela sombra da Terra, ela deixa de receber toda a luz que poderia receber do Sol. Isso é o que chamamos de eclipse lunar. Mas, às vezes, Sol, Terra e Lua não ficam totalmente alinhados, e nosso satélite natural fica na zona de penumbra. Uma parte da luz do Sol é impedida de chegar à Lua e, como resultado, o luar fica um pouco mais escuro.

Quando e onde observar o eclipse lunar penumbral?

Continua após a publicidade

O eclipse poderá ser visto em apenas uma parte do país, mais especificamente nos estados próximos ao litoral, bem como em outras partes da América do Sul. E ele começa cedo; portanto, é bom ficar atento já durante o nascer da Lua no finalzinho da tarde. Quando o Sol estiver se pondo, olhe na direção oposta, onde a Lua estará nascendo já eclipsada pela penumbra da Terra.

Infelizmente, não poderemos ver nada no início do eclipse, que ocorrerá às 14h45 (horário de Brasília), nem mesmo em sua passagem máxima pela penumbra, às 16h26. Apenas durante a fase final, às 18h04, poderemos testemunhar o evento. No total, este eclipse terá duração de 3 horas e 18 minutos.

Se você não conseguir ver o fenômeno, é possível acompanhar tudo online através da transmissão ao vivo do projeto europeu Telescópio Virtual 2.0, a partir das 16h (horário de Brasília). A plataforma mostrará o eclipse lunar penumbral do céu de Roma, Itália.