Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia Mundial da Astronomia: saiba mais sobre a data e sua importância

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Abril de 2022 às 08h55

Link copiado!

Rakicevic Nenad/Pexels
Rakicevic Nenad/Pexels

No dia 8 de abril comemora-se, no Brasil, o Dia Mundial da Astronomia. Embora não seja uma data oficialmente reconhecida pela ONU — por isso não recebe o título de Dia Internacional —, ela é celebrada pelos astrônomos de nosso país e usada para eventos sobre o tema.

Em outras partes do mundo, essa comemoração ocorre no dia 10 de abril, data que surgiu nos Estados Unidos em 1973 com o objetivo de criar uma interação entre o público geral e os astrônomos profissionais. Em ambos os casos, o objetivo é o mesmo: ampliar as vozes científicas para que o acesso ao conhecimento seja cada vez mais democrático.

Continua após a publicidade

Existem outras datas para celebrar este campo do conhecimento, como o Dia Internacional da Astronomia, que não tem um dia fixo no calendário porque se baseia nas fases da Lua. Este também não é reconhecido pela ONU, mas é comemorado mundialmente, o que também é um requisito válido para receber este título.

Divergências à parte quanto ao calendário, todas as datas comemorativas da astronomia são válidas para popularizar ainda mais esta que é uma das ciências mais antigas da humanidade. Começou lá atrás, com as culturas pré-históricas, que não apenas observavam o céu noturno, como também deixaram registros em vários artefatos astronômicos — vide o Stonehenge, no Reino Unido, e os montes de Newgrange, na Irlanda.

A importância do Dia Mundial da Astronomia

Após Galileu Galilei adaptar e apontar um telescópio para o céu pela primeira vez, em 1609, surgiu a astronomia moderna. Ela separou o conhecimento científico das crenças que vieram com as antigas observações. Durante o período medieval, seu estudo era obrigatório, e dessa época em diante muitas descobertas importantes revolucionaram a compreensão humana sobre o céu que paira acima de nós.

Continua após a publicidade

Hoje, considera-se astronomia o estudo dos corpos celestes e dos fenômenos cósmicos que acontecem fora da atmosfera terrestre. No entanto, as muitas áreas dessa ciência são distribuídas em duas grandes categorias: a observacional, que é quando se estuda observando o espaço através de telescópios e instrumentos que fazem leituras científicas, e a teórica, que consiste no uso dos dados coletados e modelos analíticos para descrever objetos e fenômenos do universo.

No campo observacional, os astrônomos coletam dados de fótons (partículas emissoras da luz e de todas as outras radiações eletromagnéticas) para encontrar objetos, eventos, medir distâncias, calcular datas e aprender mais sobre como as coisas em grande escala se formaram. O campo teórico não se distancia muito das observações, mas busca meios de explicá-las através da matemática.

Claro, essa é uma simplificação bastante "simplória" dos estudos científicos. À medida que a tecnologia avança, os astrônomos ampliam mais e mais os métodos de investigação, usando telescópios cada vez mais potentes para as observações e computadores cada vez mais poderosos para simular e testar as novas hipóteses e reforçar (ou contestar) teorias já estabelecidas. 

Continua após a publicidade

Além disso, a astronomia se sub-divide em diversos "saberes", alguns relativamente recentes. Eis alguns deles:

  • Radioastronomia — estudo de objetos e eventos cósmicos através das ondas de rádio;
  • Arqueoastronomia — procura resgatar o conhecimento de povos antigos sobre o céu;
  • Cosmologia — ciência que estuda a estrutura, evolução e composição do universo;
  • Astrobiologia — investiga a existência de vida em outros mundos, como ela se processaria fora da Terra e como pode exercer influência sobre o funcionamento do universo.

Qualquer um pode ser astrônomo, mesmo que não ingresse em uma faculdade específica — estes são os chamados astrônomos amadores, e os cientistas "profissionais" sempre conta com a ajuda deles. Por isso, esta data é tão importante, já que ajuda a atrair a atenção de pessoas de todas as idades para as maravilhas do céu noturno. 

Mergulhando "de vez" na astronomia

Continua após a publicidade

Gosta das fascinantes descobertas astronômicas? Pois saiba que, para ser um astrônomo amador, basta interesse pelo assunto, bastante leitura, e um local que favoreça a observação de estrelas à noite. Nessa jornada, você pode encontrar um grupo de astronomia amadora em sua cidade; assim, você pode ter acesso a equipamentos como binóculos e telescópios para começar suas próprias observações.

Caso queira se profissionalizar e se dedicar às pesquisas científicas junto aos institutos e agências espaciais, o primeiro passo é ingressar em um curso de graduação na área de física. Você aprenderá tanto a física clássica quanto a mecânica quântica, além das teorias de Albert Einstein, entre outras disciplinas fundamentais para a profissão.

Se você é entusiasta do assunto e quer saber das principais novidades, mas não tem tempo para acompanhar o noticiário científico, o Canaltech te ajuda! Todo sábado nossa editoria de espaço publica duas colunas dedicadas ao tema. Uma delas é O céu não é o limite, publicada sábados às 20h, na qual fazemos um resumo das principais notícias da área que rolaram na última semana. A outra é Destaques da NASA: fotos astronômicas da semana, que sai todo sábado às 11h com as imagens que a agência espacial dos Estados Unidos compartilha em seu site Astronomy Picture of the Day (APOD), com explicações e curiosidades sobre cada uma delas.