Publicidade

Google reabre competição para empresas privadas chegarem à Lua

Por| 06 de Abril de 2018 às 18h47

Link copiado!

Google reabre competição para empresas privadas chegarem à Lua
Google reabre competição para empresas privadas chegarem à Lua
Tudo sobre Google

Em 2007, a Google anunciou a criação do Lunar X Prize, competição que premiaria a primeira empresa privada a chegar à Lua até o ano de 2012. Depois, o prazo foi adiado para 2017, prometendo um prêmio de US$ 30 milhões. Mas, no ano passado, a gigante decidiu adiar o prazo para março de 2018 – só que nenhuma empresa que se inscreveu no projeto saiu vencedora, por não ter cumprido tal objetivo.

Seria o fim do Lunar X Prize, portanto? Não! A gigante revelou nesta semana que está relançando a competição, só que, desta vez, sem prêmio em dinheiro. Mas isso ao menos por enquanto, já que a ideia é conseguir um novo patrocinador que tope financiar o prêmio à empresa privada vencedora.

Conforme contou Peter H. Diamandis, fundador do X Prize, "há ao menos cinco equipes com contratos de lançamento que esperam aterrissar na superfície lunar dentro dos próximos dois anos". E esse teria sido o motivo pelo qual a empresa decidiu reabrir a competição, em vez de simplesmente encerrá-la com o gosto amargo da derrota.

A ideia, aqui, não é que as empresas privadas enviem astronautas ao nosso satélite natural, mas, sim, que lancem naves e robôs que consigam tocar a superfície, com tudo isso sendo  transmitido para a Terra por meio de vídeo para comprovar o feito. Dessa maneira, uma nova "corrida espacial" estaria lançada, mas, em vez de vermos Estados Unidos contra a Rússia (ou melhor, União Soviética, como era na época), veremos empresas privadas competindo para ver quem chega primeiro ao objeto espacial que ilumina o nosso céu noturno.

Continua após a publicidade

As novas regras para que as empresas interessadas se inscrevam na competição serão reveladas em breve.

Fonte: The Verge