Publicidade

Google Earth permite explorar ilha canadense que é muito parecida com Marte

Por  | 

Compartilhe:
Google
Google

No Canadá, existe uma ilha chamada Ilha de Devon, mas você também pode chamá-la de "Marte na Terra". É que o local é a maior ilha desabitada do planeta, e seu clima polar e terreno traiçoeiro fazem com que a ilha seja uma área ideal para que cientistas e pesquisadores façam simulações do terreno marciano. E, agora, qualquer pessoa pode fazer um tour virtual pela ilha em questão graças ao Google Earth.

A paisagem da Ilha de Devon é o mais próximo de Marte que pode ser encontrado aqui na Terra, sendo que a ilha não tem infraestrutura garantida: todo e qualquer suprimento necessário para o acampamento (comida, combustível, ferramentas, etc) devem ser levados a cada excursão, com todo o lixo sendo empacotado e levado de volta ao continente para descarte.

Tamanha é a semelhança entre a ilha e Marte, que a NASA usa o local para preparar astronautas que poderão explorar o Planeta Vermelho no futuro. Ali, rolam os experimentos do Haughton-Mars Project, projeto de pesquisa de campo dedicado aos estudos de como humanos poderiam não somente sobreviver, como prosperar em Marte, visando uma colonização permanente.

Anualmente, pesquisadores fazem uma expedição à ilha, sendo que, no ano passado, a equipe também levou exploradores da Google, justamente os responsáveis por fazer o mapeamento em imagens da região e lançar o tour virtual no Google Earth. Ao navegar pela experiência, vemos que a ilha de Devon tem muitas características geológicas semelhantes a Marte, incluindo crateras de impacto profundo e barrancos íngremes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além do tour pelo Earth, a equipe da Google também usou um Pixel 3 para filmar a experiência, lançando um documentário chamado Mars on Earth: A Visit to Devon Island. Este é o primeiro documentário filmado com o Pixel 3 — o vídeo tem 10 minutos de duração e você pode assisti-lo abaixo:

Fonte: Google