Foguete adaptado em míssil intercontinental lança satélites espiões nos EUA
Por Nathan Vieira |

Na última quarta-feira (16), um foguete Minotaur IV decolou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, carregando satélites espiões da missão NROL-174, liderada pelo National Reconnaissance Office (NRO). O destaque da missão foi o próprio veículo lançador: um míssil nuclear aposentado convertido em foguete orbital.
- SpaceX lança satélites espiões dos EUA e quebra recorde com Falcon 9
- SpaceX lança satélite espião no aniversário de 19 anos de sua 1ª missão espacial
A missão NROL-174 marca o primeiro lançamento desse tipo de foguete a partir de Vandenberg desde 2011. Nos últimos anos, a NRO, em parceria com a Força Espacial dos EUA e a Northrop Grumman, tem utilizado o programa Rocket Systems Launch Program (RSLP) para adaptar antigos mísseis militares em plataformas de lançamento confiáveis e econômicas.
O Minotaur IV é uma adaptação do antigo míssil balístico intercontinental (ICBM) Peacekeeper, originalmente projetado para transportar ogivas nucleares a longas distâncias. No entanto, ao ser transformado para uso espacial, o míssil teve sua função bélica totalmente eliminada. O termo balístico refere-se à trajetória que o míssil percorre, e não implica necessariamente que ele carrega armas.
"O foguete NROL-174 Minotaur IV já foi um ICBM Peacekeeper que ficava de guarda 24 horas por dia, 7 dias por semana, em apoio à dissuasão nuclear da nossa nação", diz a diretora da missão, Laura Robinson.
Então o Minotaur IV agora serve como veículo de lançamento para cargas úteis sensíveis, como satélites de observação e vigilância. Esses satélites são essenciais para a inteligência e segurança nacional dos EUA, fornecendo imagens e dados estratégicos em tempo real. Para 2025, a NRO prevê novos lançamentos.
Leia também:
- Foguete lançado na Europa explode ao cair na água; vídeo impressiona
- Falcon 9 da SpaceX quebra recorde com 26 lançamentos e pousos de sucesso
VÍDEO | BALÃO FUTURISTA
Fonte: NRO