Falha no sistema deixa Curiosity imóvel em Marte [ATUALIZADO]
ATUALIZAÇÃO: pouco depois de divulgar a falha, a NASA conseguiu "reviver" o Curiosity após a solução do problema. O rover segue operacional dando continuidade à missão de explorar o Planeta Vermelho.
Abaixo, você confere a notícia original na íntegra:
A NASA anunciou nesta semana que o rover Curiosity sofreu uma falha no sistema que o deixou sem informações sobre sua posição em Marte e, portanto, não se sabe sua localização exata na superfície do planeta. Para evitar acidentes, a agência espacial “congelou” o robô até que seu sistema de localização se recupere.
O Curiosity está em Marte desde 2012, realizando diversos passeios e experimentos científicos para investigar o Planeta Vermelho e enviar informações para os pesquisadores da NASA. Ele foi planejado para durar apenas dois anos, mas permaneceu funcional e a missão foi prolongada por tempo indeterminado. No entanto, a situação atual forçou o rover a fazer uma pausa.
Marte é um planeta distante o suficiente para que a NASA não consiga controlar diretamente o Curiosity em tempo real. Assim, o rover recebe lotes de comandos e os executa. Mas para que esses comandos sejam enviados, o robô precisa saber exatamente onde ele está, quais são os objetos próximos, qual é a inclinação do solo, além do estado de todas suas articulações. Isso garante que o veículo não sofra nenhum acidente.

De acordo com a NASA, o Curiosity armazena todos os dados de seus movimentos e posicionamento na memória, “coisas como a orientação de cada articulação, qual instrumento na extremidade de seu braço está apontando para baixo e quão próximo o APXS está do chão”. Ele também armazena o que sabe sobre o ambiente ao redor, “coisas como a inclinação da encosta, onde estão as grandes rochas e onde a rocha se destaca de maneira perigosa” e depois analisa essas informações “antes que qualquer motor seja ativado”. Se algo estiver errado, o motor permanece desligado.
Aparentemente, algo deu errado durante as operações há alguns dias. Enquanto o veículo executava uma série de comandos recebidos da NASA, perdeu o controle de sua localização e “congelou” para evitar danos, pois ainda não havia somado os dados mais recentes. Ele ainda está em comunicação com a equipe na Terra, no entanto.
Felizmente, o problema não é tão difícil de ser resolvido. A NASA desenvolveu um conjunto de instruções que serão transmitidos para o rover. Quando os dados chegarem lá, eles informarão o Curiosity sobre sua posição e confirmarão seu estado atual. Isso deve permitir que o rover se recupere e continue realizando suas tarefas. A NASA também espera conseguir coletar dados sobre o que causou o problema.
Fonte: NASA
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.