Falcon Heavy, da SpaceX, voa com sucesso pela terceira vez nesta terça (25)

Por Patrícia Gnipper | 25 de Junho de 2019 às 12h38
SpaceX
Tudo sobre

SpaceX

Saiba tudo sobre SpaceX

Ver mais

Na madrugada desta terça-feira (25), a SpaceX realizou o terceiro lançamento de seu foguete Falcon Heavy, desta vez levando ao espaço duas dúzias de satélites do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, além de cargas científicas que testarão novas tecnologias da NASA e da Sociedade Planetária. O lançamento é um novo marco não somente pela complexidade da missão, como também pelo fato de estágios do foguete reutilizável terem sido recuperados em segurança.

O lançamento começou às 3h30 da madrugada (horário de Brasília), com três horas de atraso em relação ao originalmente previsto. A SpaceX recuperou dois dos três reforços do primeiro estágio, com esses boosters laterais aterrissando na plataforma de Cabo Canaveral, enquanto o impulsionador do núcleo central errou o alvo, que era o navio-robô I Still Love You.

Mas, ainda assim, um barco estava "na manga", próximo ao navio-robô, pronto para tentar recuperar o aparato "fujão". O barco Ms. Tree, equipado com uma rede gigante pendurada em quatro vigas, conseguiu capturar metade da carenagem que acabou pousando na água — e o grande desafio de Elon Musk agora é examinar os equipamentos para determinar se eles podem ser reparados e reutilizados após um pouso na água.

Ms. Tree em ação (Foto: SpaceX)

Se você perdeu a chance de assistir ao lançamento ao vivo (afinal, era madrugada), pode assistir à transmissão no vídeo abaixo. Nele você acompanha não apenas o lançamento em si, como todas as fases da subida do foguete e também o retorno dos boosters:

Fonte: Space.com, TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.