Falcon 9 | Foguete da SpaceX cria nuvem muito esquisita vista no céu da Europa
Por Danielle Cassita |

Uma pluma brilhante e difusa no céu intrigou moradores no Reino Unido, Itália e outras regiões da Europa na segunda-feira (23). A formação logo se espalhou como uma nuvem luminosa, chamando a atenção de observadores. No fim, o fenômeno foi causado por um foguete Falcon 9, da SpaceX, que havia lançado a missão Transporter 14 naquele dia na Califórnia.
- Falcon 9 da SpaceX quebra recorde com 26 lançamentos e pousos de sucesso
- SpaceX revela causa da falha no foguete Falcon 9 e anuncia próximo lançamento
Naquela missão, o veículo levou 70 cargas úteis rumo à órbita baixa da Terra. Após concluir seu objetivo principal, o primeiro estágio pousou na embarcação “Of Course I Still Love You”, no Oceano Pacífico. Já o estágio superior seguiu sua trajetória, liberando uma pluma de propelente antes de reentrar na atmosfera.
Pois bem, a pluma estava repleta de partículas que congelaram e refletiram a luz do Sol, tornando-se brevemente visível a olho nu. Um dos registros mais notáveis foi feito por Gianluca Masi, do projeto Virtual Telescope, na Itália. O astrônomo capturou a pluma no céu de Manciano, em contraste com a faixa da Via Láctea.
Já no Reino Unido, o clique do fenômeno ficou por conta da astrofotógrafa Mary McIntyre, que usou câmeras para a observação de meteoros e auroras. “Um enorme ‘obrigada’ a @melgigg por me dizer que o foguete da Transporter 14, da SpaceX, passou aqui na noite passada”, escreveu ela na publicação no X, antigo Twitter.
Plumas do tipo já foram observadas em outros lançamentos da SpaceX. Com a observação destes fenômenos, cientistas passaram a suspeitar que o propelente dos foguetes pode ter alguma relação com as chamadas nuvens noctilucentes, que ocorrem em latitudes mais ao norte.
Leia também:
Parte de foguete da SpaceX vira bola de fogo e cai na Polônia
Falcon 9 | Foguete da Space X rompe a barreira do som durante pouso; assista
Vídeo: Coisas do dia a dia que foram criadas pela exploração espacial
Fonte: Space.com