Publicidade

Explosão solar "canibal" formou auroras no domingo (4); veja as fotos

Por  | 

Compartilhe:
Nicholas Erwin/Flickr/CC BY-NC-ND 2.0
Nicholas Erwin/Flickr/CC BY-NC-ND 2.0

Auroras brilharam no céu de países como Estados Unidos, Rússia e Austrália entre sábado (3) e domingo (4). O fenômeno ocorreu após o Sol disparar uma série de explosões de partículas eletricamente carregadas, que viajaram pelo espaço e alcançaram a Terra nos últimos dias.

Foi entre os dias 30 e 31 de julho que o Sol liberou ejeções de massa coronal (CME). Trata-se de explosões poderosas de radiação que ocorrem quando as linhas do campo magnético solar se rompem subitamente, mas depois são realinhadas.

Quando as partículas das CME chegam à Terra, o campo magnético do nosso planeta as direciona para os polos sul e norte. Já as auroras boreais e austrais são formadas pelas interações entre as partículas e as moléculas atmosféricas. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As CMEs mais fortes são capazes de produzir auroras em locais incomuns — foi o que aconteceu em maio, quando nosso planeta sofreu a tempestade geomagnética mais forte dos últimos 20 anos. O evento foi tão intenso que causou auroras visíveis na Argentina

"Legal! As auroras apareceram tão ao norte quando em Esperance, na Austrália Ocidental, durante esta tempestade solar lenta, mas estável! A visão [do fenômeno] se estendeu para o norte durante a noite e continua melhorando", comentou a Dra. Tamitha Skov, física do clima espacial, em uma publicação no X, antigo Twitter.

Claro, as auroras do último fim de semana não foram causadas por uma tempestade tão extrema quanto a de maio. Mesmo assim, o fenômeno chama a atenção, pois foi uma espécie de explosão solar “canibal”: antes de chegar à Terra, duas CMEs se fundiram no espaço e formaram uma grande massa de partículas eletricamente carregadas. 

Depois, houve uma nova explosão solar na quinta, cujas partículas deveriam alcançar a atmosfera da Terra em meados de sábado. 

Fotos da aurora boreal

Confira algumas fotos das auroras do fim de semana:

Continua após a publicidade