Exoplaneta do tamanho da Terra pode ter um lado coberto de lava
Por Daniele Cavalcante • Editado por Patricia Gnipper |

Astrônomos detectaram um novo exoplaneta do tamanho da Terra na órbita da estrela HD 63433. Este mundo, extremamente quente e com uma de suas faces constantemente voltada para sua estrela, é também o menor de sua idade já descoberto.
- Exoplaneta detectado é tão massivo que não deveria existir
- Exoplaneta próximo pode ter água líquida e condições habitáveis
Dois planetas já haviam sido encontrados na órbita da estrela HD 63433; por isso este novo mundo foi batizado de HD 63433 d (cada exoplaneta recebe o nome de sua estrela e uma letra de “a” a “z”, em ordem de descoberta).
Por ter uma órbita travada — uma de suas faces está sempre voltada para a estrela, enquanto a outra está mergulhada em uma noite infinita —, seu lado diurno chega a temperaturas de até 1.257°C.
Além disso, os astrônomos descobriram que este é o menor exoplaneta na faixa dos 500 milhões de anos de idade. Ele está oito vezes mais próximo de sua estrela do que Mercúrio está do Sol, tornando seu lado diurno possivelmente coberto por lava. Aliás, a estrela HD 63433 é quase do mesmo tamanho da nossa, embora seja 10 vezes mais jovem.
Esses fatores fazem dele um exemplar muito interessante para estudos, ainda mais porque sua órbita dura apenas 4,2 dias. Isso significa que os telescópios podem observá-lo passando em frente à sua estrela com frequência, facilitando as observações da composição de sua atmosfera — se possuir uma.
Os autores da descoberta pretendem confirmar esses resultados com novas observações, além de estudar o lado noturno e sua possível atmosfera. A pesquisa foi descrita em um estudo publicado no The Astronomical Journal.
Fonte: The Astronomical Journal; via: Phys.org