Publicidade

Estudantes brasileiros vencem desafio global da NASA; conheça os projetos

Por  | 

Compartilhe:
Laurenz Heymann/Unsplash
Laurenz Heymann/Unsplash

Os brasileiros estão com tudo! Dentre as dez equipes finalistas do Nasa Space Apps Challenge 2024, três são brasileiras. A ideia do desafio realizado no último mês de outubro era criar soluções inovadoras em áreas como ciências da Terra, exploração espacial, sustentabilidade e mitigação de impactos da atividade solar no planeta.

Ao todo, o hackathon reuniu mais de 93.520 participantes espalhados por 15.444 equipes de 163 países e territórios. Assim, 9.996 projetos foram desenvolvidos.

Em 2024, o Brasil contou com 3.908 participantes sob a coordenação de universidades, organizações de tecnologia e parceiros da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“A AEB reforça seu compromisso com a formação de novos talentos e a disseminação da cultura de inovação no Brasil. A participação no Nasa Space Apps Challenge 2024 não apenas posiciona o país como uma entidade ativa no cenário internacional, mas também inspira futuras gerações a explorarem as fronteiras do conhecimento”, disse a Coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologias da AEB, Aline Veloso, em comunicado divulgado pela Agência Gov.

A Agência revela que 70 equipes foram selecionadas como “Global Nominees” e sete avançaram para a fase de “Global Finalists”, onde apenas 40 projetos globais são avaliados por um painel de especialistas da NASA e de outras agências espaciais.

Conheça os projetos vencedores

Na fase final do hackathon, três equipes foram selecionadas entre as dez vencedoras globais. Conheça os projetos:

42 Quakeheroes

No desafio Seismic Detection Across the Solar System, o projeto 42 Quakeheroes se concentrou em um software para analisar dados reais das missões Apollo e do Mars InSight Lander para identificar tremores sísmicos dentro do ruído.

Connected Earth Museum

Continua após a publicidade

Já a equipe Connected Earth Museum fez parte do desafio Imagine our Connected Earth e criou uma maneira para os usuários se envolverem em vários conjuntos de dados sobre diferentes aspectos da Terra, explorando temas como poluição, mudança climática e impacto humano.

Team I.O.

Continua após a publicidade

No desafio Community Mapping, o Team I.O. criou um mapa que incorpora dados científicos abertos para explorar como um problema na comunidade é moldado pela geografia física.

Em comunicado, o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, parabenizou os vencedores do desafio global da NASA: “Quero cumprimentar todas as equipes brasileiras participantes do Nasa Space Apps e destacar o trabalho das equipes vencedoras. Vindas de todas as regiões do Brasil, as equipes trabalharam temas de alta complexidade e buscam desenvolvimento tanto científico quanto social para o país e para o planeta".

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | ROBÔ DA NASA: VALKYRIE

Fonte: Agência Gov

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*