Estrela "órfã" é encontrada se afastando de seu sistema

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Janeiro de 2023 às 17h47

Reipurth et al.

Uma equipe de astrônomos observou o sistema HH 24 com seis diferentes telescópios. Ao combinar observações em diferentes comprimentos de onda, eles identificaram os processos de formação estelar e os impactos das interações violentas uma com a outra que formam o complexo.

O interior desta região é formado por uma nuvem densa de gás e poeira que abriga pelo menos sete objetos conhecidos. Eles são pequenos, quentes e densos, mas ainda não chegaram à etapa de evolução que permitirá a fusão do hidrogênio em seus núcleos.

Um deles parece estar chegando a uma etapa crítica deste lmite, e poderá se tornar uma estrela propriamente dita a qualquer momento. De qualquer forma, o sistema de sete estrelas “bebês” é de grande instabilidade, de modo que elas interagem uma com a outra violentamente.

A instabilidade do sistema rendeu também a "expulsão" de alguns objetos. Um deles é uma protoestrela tão pequena que, por pouco, não foi classificada como anã marrom. Ela está se afastando do núcleo do sistema a cerca de 25 km/s, o que sugere que se tornou "órfã" há cerca de 5.800 anos. Nos próximos milhares de anos, outras estrelas podem se juntar a ela.

Ao que tudo indica, há cinco jatos expelidos do núcleo central de HH 24. Eles foram envolvidos pelas linhas do campo magnético formado por gás e poeira, que direciona parte do gás ao redor da estrela e forma estes jatos. Juntos, eles se estendem por pelo menos cinco anos-luz do núcleo da estrela.

Em meio a tantos processos turbulentos, há ainda esperança da existência de planetas ali: os astrônomos identificaram pequenos discos protoplanetários ao redor de cinco das estrelas, sendo que alguns têm pequenos espaços que sugerem a presença de planetas jovens em formação.

Se eles sobreviverem às interações com as estrelas, que devem ocorrer ao longo dos próximos milhares de anos, podem até se manter ali e formar novos sistemas planetários.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado no repositório online arXiv, sem revisão de pares.

Fonte: arXiv