Publicidade

Estreia de foguete da Austrália é adiada indefinidamente após falha inesperada

Por  | 

Compartilhe:
Gilmour Space Technologies
Gilmour Space Technologies

O voo inaugural do foguete Eris, da australiana Gilmour Space, aconteceria na quinta (15), mas foi adiado indefinidamente. De acordo com informações da empresa publicadas no X, antigo Twitter, a mudança de planos é resultado de uma falha identificada na sequência final de testes antes do lançamento. 

“Ontem à noite, durante as verificações finais, um problema inesperado acionou a carenagem de carga útil do foguete. Nenhum combustível foi abastecido, ninguém se feriu e as primeiras inspeções não mostraram danos ao foguete ou à plataforma", disse a Gilmour Space no X.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A empresa acrescentou que, após a investigação do ocorrido, vão enviar uma nova carenagem vinda de Gold Coast, cidade na Austrália.”Isso significa que vamos interromper esta campanha de testes para investigar [a falha] e consertá-la”, acrescentaram. A nova data da missão TestFlight1 vai ser anunciada quando possível. 

O lançamento do Eris aconteceria no espaçoporto Bowen Orbital, no norte de Queensland. O veículo de três estágios tem cerca de 25 m e é capaz de levar até 305 kg de cargas ao espaço. O lançamento é bastante aguardado, afinal, além do seu propelente híbrido, o foguete australiano leva tecnologia nacional. 

Quando acontecer, a missão vai marcar o primeiro voo do Eris e do espaçoporto, bem como o primeiro lançamento de um foguete orbital construído pela Austrália. Vale lembrar que dificilmente os foguetes têm sucesso em seus primeiros voos e, por isso, a Gilmour Space vem moderando as expectativas.

“Quer consigamos sair da plataforma, atingir o Q máximo ou chegar ao espaço, o importante é que cada segundo de voo fornecerá dados valiosos que vão melhorar a confiabilidade e o desempenho do nosso foguete para futuros lançamentos”, disse Adam Gilmour, um dos fundadores da empresa, em comunicado. 

Leia também:

Vídeo: O que é Starlink

Continua após a publicidade

Fonte: GSpace