Enorme telescópio chileno pode mudar de nome e homenagear astrônoma Vera Rubin

Por Patrícia Gnipper | 13 de Junho de 2019 às 23h20
LSST

O Large Synoptic Survey Telescope, em construção no Chile, pode mudar de nome em breve. Um projeto de lei foi criado para que o telescópio seja renomeado como Vera Rubin Survey Telescope, em homenagem à astrônoma Vera Rubin — conhecida internacionalmente por sua pesquisa pioneira sobre a matéria escura.

Rubin faleceu em 2016 aos 88 anos. Ainda, "a Dra. Rubin enfrentou barreiras ao longo de sua carreira por causa de seu gênero. Por exemplo, uma das principais instalações de astronomia do mundo na época, o Palomar Observatory, não permitia mulheres. A Dra. Rubin persistiu e foi finalmente autorizada a observar em Palomar em 1965, a primeira mulher oficialmente autorizada a fazê-lo", conforme consta no projeto de lei.

A Dra. Vera Rubin

A obra de Rubin levou a ciência, mais tarde, a fazer descobertas sobre a matéria escura, um material cósmico que ainda intriga a comunidade científica quase 50 anos depois de seus primeiros estudos. Estima-se que a maior parte do universo seja composta por matéria escura e energia escura, que não podem ser vistas diretamente e ninguém sabe, ainda, quais suas composições.

O Large Synoptic Survey Telescope, talvez futuro Vera Rubin Survey Telescope, é projetado para fotografar o céu acima dele a cada algumas noites. Em construção no Chile, o telescópio deverá entrar em operação na próxima década e, por meio dele, astrônomos poderão fazer trabalhos como varredura de asteroides potencialmente perigosos e próximos da Terra, bem como procurar por objetos interestelares que estejam "passeando" pelo Sistema Solar.

E, claro, observações com este telescópio poderão ajudar cientistas a resolver alguns dos mistérios sobre a matéria escura e a energia escura, justificando-se, assim, a homenagem a Vera Rubin.

Conceito do ainda chamado de Large Synoptic Survey Telescope, em construção no Chile (Imagem: LSST)

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.