Encontrada anã branca que começou a se transformar em diamante

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Junho de 2023 às 12h53

University of Warwick/Mark Garlick

Uma estrela anã branca parece estar se transformando em um grande diamante cósmico. Localizada a 104 anos-luz de nós, a estrela foi encontrada no início do processo por astrônomos liderados por Alexander Venner, da Universidade de Southern Queensland.

Quando as estrelas com menos de oito vezes a massa do Sol esgotam seus combustíveis para a fusão nuclear, elas se transformam em anãs brancas. Estes objetos são bastante densos, e depois que se esfriam, podem se tornar grandes esferas de carbono cristalizado.

Por enquanto, os astrônomos não observaram nenhuma estrela totalmente cristalizada porque o processo leva tempo. Como o universo tem cerca de 13,8 bilhões de anos, estas estrelas ainda devem estar passando pelo início da transformação.

A boa notícia é que é possível identificar sinais da cristalização no núcleo de anãs brancas próximas de nós, como foi o caso daquela no sistema HD 190412. Ela foi revelada no que parecia ser um sistema de três estrelas estudado pela missão Gaia, da Agência Espacial Europeia.

A anã branca HD 190412 C é o quarto membro do sistema, e suas propriedades sugerem que ela está no processo de cristalização. Além disso, ela tem uma discrepância de mais de três bilhões de anos em relação à idade de suas vizinhas no sistema, o que indica que a transformação diminuiu o ritmo do esfriamento dela.

A descoberta somada à proximidade da estrela indica que sistemas estelares semelhantes a este, com anãs brancas em cristalização, devem ser mais comuns do que se pensava. “Concluímos que a descoberta do sistema HD 190412 abriu um novo caminho para a compreensão de anãs brancas em cristalização”, escreveram os autores.

O artigo que descreve a descoberta foi publicado no repositório arXiv, sem revisão de pares.

Fonte: arXiv; Via: ScienceAlert