Publicidade

Eclipse lunar desta sexta (10) praticamente não será visível do Brasil

Por| 10 de Janeiro de 2020 às 10h00

Link copiado!

Stojan Stojanovski/2S Photography
Stojan Stojanovski/2S Photography

O primeiro eclipse lunar de 2020 será do tipo penumbral e acontece nesta sexta-feira (10). Mas pouquíssimos brasileiros poderão testemunhá-lo e, ainda assim, de forma bastante parcial. Então é certo dizer que o eclipse praticamente não será visível do nosso país.

Visível de verdade na Ásia, Europa e na maior parte da África, o eclipse do dia começará às 16h09 no horário de Brasília e terá alguma visibilidade em apenas uma parte do nordeste brasileiro, logo no "nascer" da Lua pouco acima da linha do horizonte. Quanto ao restante do Brasil, o eclipse acontece quando a Lua ainda estará abaixo da linha do horizonte e, por isso, quando a Lua "nascer", o fenômeno já terá acabado.

No mapa abaixo, você confere as regiões de visibilidade deste eclipse:

Continua após a publicidade

Um eclipse penumbral não mostra a Lua sendo realmente encoberta pela sombra da Terra. Este tipo de eclipse acontece quando o satélite natural passa na parte externa da sombra do nosso planeta (a chamada penumbra), então parte da luz solar continua atingindo a superfície lunar, que permanece iluminada durante o eclipse, ainda que em intensidade menor. Dessa maneira, a Lua não apresenta aquele tom avermelhado e bastante escuro que vemos em eclipses totais; ela fica apenas um pouco menos brilhante no céu.

Na imagem abaixo, você pode comparar como fica o aspecto da Lua em um eclipse total, parcial e penumbral:

Quem estiver nas regiões que favorecem a visualização do fenômeno, verá o sombreamento da Lua começando pelo seu lado esquerdo. Por volta da metade do eclipse, a parte inferior da Lua parecerá "borrada". O processo completo do eclipse penumbral dura cerca de uma hora, quando a Lua voltará ao seu estado normal.

Continua após a publicidade

Em 2020, acontecerão quatro eclipses lunares, mas somente um deles será realmente visível do Brasil. Ele acontecerá no dia 5 de julho e poderá ser visto da maioria das regiões brasileiras. Fique de olho nesses eventos astronômicos que acontecem em 2020!

Com informações de TimeAndDate