Eclipse lunar desta sexta (10) praticamente não será visível do Brasil

Por Patrícia Gnipper | 10 de Janeiro de 2020 às 10h00
Stojan Stojanovski/2S Photography

O primeiro eclipse lunar de 2020 será do tipo penumbral e acontece nesta sexta-feira (10). Mas pouquíssimos brasileiros poderão testemunhá-lo e, ainda assim, de forma bastante parcial. Então é certo dizer que o eclipse praticamente não será visível do nosso país.

Visível de verdade na Ásia, Europa e na maior parte da África, o eclipse do dia começará às 16h09 no horário de Brasília e terá alguma visibilidade em apenas uma parte do nordeste brasileiro, logo no "nascer" da Lua pouco acima da linha do horizonte. Quanto ao restante do Brasil, o eclipse acontece quando a Lua ainda estará abaixo da linha do horizonte e, por isso, quando a Lua "nascer", o fenômeno já terá acabado.

No mapa abaixo, você confere as regiões de visibilidade deste eclipse:

A área coberta pela faixa cor-de-rosa é onde o eclipse será realmente visível. Na faixa azul, haverá alguma visibilidade. Já as regiões fora das faixas coloridas não verão o fenômeno (Imagem: TimeAndDate)

Um eclipse penumbral não mostra a Lua sendo realmente encoberta pela sombra da Terra. Este tipo de eclipse acontece quando o satélite natural passa na parte externa da sombra do nosso planeta (a chamada penumbra), então parte da luz solar continua atingindo a superfície lunar, que permanece iluminada durante o eclipse, ainda que em intensidade menor. Dessa maneira, a Lua não apresenta aquele tom avermelhado e bastante escuro que vemos em eclipses totais; ela fica apenas um pouco menos brilhante no céu.

Na imagem abaixo, você pode comparar como fica o aspecto da Lua em um eclipse total, parcial e penumbral:

(Imagem: Reuters, ITGD Design Team/Vikas Vashisht, Vikram Gautam)

Quem estiver nas regiões que favorecem a visualização do fenômeno, verá o sombreamento da Lua começando pelo seu lado esquerdo. Por volta da metade do eclipse, a parte inferior da Lua parecerá "borrada". O processo completo do eclipse penumbral dura cerca de uma hora, quando a Lua voltará ao seu estado normal.

Em 2020, acontecerão quatro eclipses lunares, mas somente um deles será realmente visível do Brasil. Ele acontecerá no dia 5 de julho e poderá ser visto da maioria das regiões brasileiras. Fique de olho nesses eventos astronômicos que acontecem em 2020!

Com informações de TimeAndDate

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.