Dunas com formato do logo da Frota Estelar, de Star Trek, são vistas em Marte

Por Patrícia Gnipper | 13 de Junho de 2019 às 14h21
NASA
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, que orbita o Planeta Vermelho, constantemente nos envia imagens da paisagem marciana vista do alto. Diversas formações curiosas na superfície já foram fotografadas lembrando coisas que temos aqui na Terra e, agora, parece que o terreno de Marte tem um cantinho especialmente dedicado a Star Trek (ou Jornada nas Estrelas, como a franquia foi chamada aqui no Brasil).

As câmeras MRO HiRise mostraram desta vez dunas de areia em Marte cujo formato se assemelha (e muito!) ao logo da Frota Estelar da franquia criada por Gene Roddenberry nos anos 1960. Veja no tweet abaixo:

Mas nada de teorias conspiratórias de que o rover Curiosity é trekker e decidiu fazer desenhos na areia marciana tal qual fazemos na areia da praia aqui na Terra: as dunas, localizadas no sudeste da Hellas Planitia no hemisfério sul de Marte, são na verdade o resultado de uma complexa história do terreno, envolvendo lava e vento. "Há muito tempo, havia grandes dunas que se moviam por essa área e, em algum momento, houve uma erupção. A lava fluía sobre a planície e ao redor das dunas, mas não sobre elas. A lava solidificou, mas essas dunas ainda se erguiam como ilhas. No entanto, elas ainda eram apenas dunas e o vento continuava a soprar. Eventualmente, as pilhas de areia que eram as dunas migraram, deixando essas 'pegadas' na planície de lava”, explicou a equipe do HiRise.

Sendo assim, não há evidências de que fãs de Star Trek audaciosamente foram aonde ninguém jamais esteve — mas nada impede que nós, trekkers, façamos uma saudação vulcana sempre que avistarmos Marte no céu, não é mesmo?

Vida longa e próspera! (Imagem: Ryben)
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.