Publicidade

Destaques da NASA: Saturno, Perseidas e + nas fotos astronômicas da semana

Por  | 

Compartilhe:
P. M. Sanz/Jeff Dai/J. Wang
P. M. Sanz/Jeff Dai/J. Wang
Tudo sobre NASA

O espaço ainda é um grande mistério para a humanidade, o que faz com que a “simples” observação dos astros, dos satélites naturais e das chuvas de meteoros se tornem algo muito fascinante. É o caso das “listras de tigres” presentes na superfície do maior satélite natural de Saturno, destacadas pela NASA, nesta semana, em seu site Astronomy Picture of the Day (APOD).

A NASA também deu destaque para a chuva de meteoros Perseidas e para a superlua azul observada diretamente do planeta Terra. Falando no nosso único satélite natural, uma das imagens também mostra ele ocultando Saturno.

A seguir, saiba mais sobre as fotos astronômicas da semana e confira a galeria de imagens no fim desta matéria:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Superlua azul no Pacífico

Clicada por Jin Wang, a foto da superlua azul deste mês de agosto, em seus últimos momentos, surpreende pela beleza, nesse paisagem paradisíaca com vista para o mar. O dia já começa a clarear no arquipélago de Fiji, no Oceano Pacífico. E o arco superior roxo é provocado pela retrodispersão da luz avermelhada do Sol nascente do horizonte oposto.

2. Listras de tigre em Enceladus

Enceladus (ou Encélado) é conhecido como o maior satélite natural de Saturno, com vastos oceanos subterrâneos congelados. As longas fissuras da superfície se parecem mais com “listras de tigre” e elas expelem água salgada do interior pro espaço, criando uma nuvem de finas partículas. O registro foi feito pela sonda espacial Cassini.

Chuva de meteoros Perseidas

Imagina ver a chuva de meteoros Perseidas ao vivo? Embora o fenômeno possa ser visto no Hemisfério Sul (incluindo o Brasil), é preciso ter paciência e disposição para vê-lo — infelizmente, os meteoros não agendam horário para aparecer, apenas atingem o pico na metade de agosto. No vídeo, é possível ver tanto a chuva quanto a comoção de quem assiste na Mongólia Interior (China), em 2023:

📷 Leia mais: vídeo da chuva de meteoros Perseidas é a foto astronômica de segunda-feira (26)

Continua após a publicidade

3. Saturno oculto pela Lua

A NASA trouxe outro destaque envolvendo Saturno nesta semana, mas o gigante gasoso “quase” não aparece. No clique de Pau Montplet Sanz, o que se observa é a ocultação lunar de Saturno, de forma temporária, pelo nosso satélite natural. O fenômeno ocorreu no dia 21 deste mês e foi visível a partir do Brasil. 

Vale destacar que a imagem final é uma fusão digital das melhores imagens capturadas durante o evento, visto da Espanha, e foram, posteriormente, tratadas, dando esse efeito impressionante.  

📷 Leia mais: Saturno oculto pela Lua é a foto astronômica de terça-feira (27)

Continua após a publicidade

4. Buraco negro Cygnus X 1

No campo de visão da imagem astranômica, está o buraco negro Cygnus X-1, que é uma poderosa fonte de raios X (ondas eletromagnéticas) no céu. Inclusive, isso faz dele um microquasar, localizado a cerca de 8.000 anos-luz de distância. A Cygnus foi observada pela primeira vez em 1964, mas a imagem destacada pela NASA é bem mais recente, dos anos 2020, e foi feita por Anirudh Shastry. 

5. Nebulosa do Cisne

O Messier 17 (M17), também conhecido como Nebulosa do Cisne ou Nebulosa Ômega, é uma grande fábrica estelar encontrada a 5.500 anos-luz do nosso planeta. Sim, podem se formar novas estrelas a partir dela. A imagem astronômica, feita por Gaetan Maxant, mostra as nuvens de gás e a poeira que a circundam. 

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: Nebulosa do Cisne é a foto astronômica de quinta-feira (29)

6. Crateras no Polo Sul da Lua

A superfície da Lua é toda irregular, com inúmeras crateras, ainda mais quando se olha o Polo Sul, como mostra a foto de Lorand Fenyes feita em 23 de agosto. No entanto, é preciso ter perspectiva de espaço, porque as cavidades são enormes. No primeiro plano e próxima ao centro, está a cratera Moretus, uma formação com diâmetro de 114 km. É realmente gigante!

📷 Leia mais: crateras no polo sul da Lua são a foto astronômica de sexta-feira (30)

Continua após a publicidade

Clique e veja a galeria de fotos

Fonte: APOD