Publicidade

Destaques da NASA: nebulosas, galáxia e + nas fotos astronômicas da semana

Por  | 

Compartilhe:
R. Marinoni/R. Shepherd/NASA, LOLA, I.Ibatullin
R. Marinoni/R. Shepherd/NASA, LOLA, I.Ibatullin

Se você é um entusiasta das nebulosas e das galáxias, vai se maravilhar com as fotos destacadas pela NASA nesta semana. Por aqui, você vai encontrar imagens de nebulosas escuras, de remanescentes de supernova e de uma bela galáxia registrada de frente para nós.

Apareceram também um panorama de fotos tiradas durante a Apollo 11 e uma paisagem de tirar o fôlego, que traz rochas hoodoo no Novo México emolduradas pela Via Láctea.

Saiba mais sobre as imagens e não se esqueça de conferir a galeria de fotos no fim da matéria. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Apollo 11

O compilado desta semana começa com um panorama do local em que a missão Apollo 11 pousou na Lua, em 20 de julho de 1969. A imagem foi criada a partir das fotos tiradas por Neil Armstrong através da janela do módulo lunar Eagle, pouco após a descida à superfície lunar.

2. Via Láctea e rochas hoodoo

A foto seguinte foi tirada por Wayne Pinkston e traz as belas rochas de King of Wings, no Novo México (EUA). Ali, existem os chamados hoodoos, estruturas que se formam quando uma rocha mais sólida é sobreposta sobre uma camada de rochas desgastadas pela erosão. A cena fica completa com a beleza da Via Láctea, que brilha sobre o local.

3. Nebulosa escura 

Outro destaque traz as nebulosas escuras na constelação do Camaleão, registradas por Chang Lee após mais de 36 horas de exposição. Estas nuvens cósmicas são tão densas que bloqueiam a luz das estrelas ao fundo, e aparecem acompanhadas pela estrela Beta Chamaeleontis e pela galáxia IC 3104. 

📷 Leia mais: nebulosa escura é a foto astronômica de segunda-feira (22) 

4. Nebulosa do Caranguejo

Continua após a publicidade

A imagem seguinte mostra a Nebulosa do Caranguejo. Trata-se do remanescente de uma estrela que explodiu há milhares de anos e deixou para trás um pulsar, uma estrela de nêutrons que gira 30 vezes por segundo. Divulgada pela NASA, essa foto celebra o 25º aniversário do lançamento do telescópio Chandra, que vem estudando o universo em raios X.

📷 Leia mais: Nebulosa do Caranguejo é a foto astronômica de terça-feira (23)

5. Lua “exagerada”

Outro registro da NASA traz a Lua de uma forma bem diferente. Na imagem digital, os picos e crateras do nosso satélite natural aparecem maiores que o comum — e não se trata de um erro, mas sim de um exagero proposital, necessário para destacar as características destas estruturas lunares. As cores na imagem também foram intensificadas para representar as variações de composição na Lua. 

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: Lua é a foto astronômica de quarta-feira (24)

6. Nebulosa da Íris

Robert Shepherd registrou a Nebulosa da Íris, localizada a 1.300 anos-luz da Terra. Sua estrutura lembra uma “flor cósmica” repleta de poeira que reflete a luz de uma estrela jovem e quente. Como esta nebulosa fica próxima de Polaris, a Estrela do Norte, é quase impossível vê-la no céu do hemisfério sul.  

📷 Leia mais: Nebulosa da Íris é a foto astronômica de quinta-feira (25) 

Continua após a publicidade

7. Galáxia dos Fogos de Artifício

Chegamos ao fim do compilado com uma foto da galáxia NGC 694, feita por Roberto Marinoni. Localizada a 20 milhões de anos-luz da Terra, ela é chamada de Galáxia dos Fogos de Artifício devido às várias explosões de supernova já identificadas em seus braços espirais.  

📷 Leia mais: Galáxia dos Fogos de Artifício é a foto astronômica de sexta-feira (26)

Clique e veja a galeria de fotos

Continua após a publicidade

Fonte: APOD