Destaques da NASA: nebulosas, cometa verde e+ nas fotos astronômicas da semana
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Você já deve ter ouvido falar sobre o C/2022 E3 (ZTF), que vem fascinando observadores no mundo com seus tons esverdeados que renderam o apelido "cometa verde". Caso você não tenha conseguido vê-lo no céu, fique tranquilo, já que ele aparece em diferentes fotos destacadas no site Astronomy Picture of the Day nesta semana.
Em outras belas imagens, estão fotos incríveis de nebulosas coloridas e distantes, além de uma foto que traz uma das luas de Saturno iluminada pela luz refletida pelo planeta. Por fim, há ainda uma imagem que te mostra nuvens coloridas e raras, observadas na Finlândia.
Confira:
Sábado (04/02) — Nebulosa NGC 2626
A nebulosa de reflexão NGC 2626 se destaca no centro desta imagem. Ela fica no interior de um complexo de nuvens moleculares, e a poeira interestelar de sua estrutura reflete a luz azulada da estrela jovem e quente, visível no interior da nebulosa.
A NGC 2626 fica a cerca de 3.200 anos-luz, e aparece próxima das emissões avermelhadas de RCW 27, uma região formada por hidrogênio atômico ionizado.
- Leia também: O que é uma nebulosa e como ela se forma?
Domingo (05/02) — Lua Encélado
Aqui está Encélado, uma das luas de Saturno, iluminada principalmente pela luz refletida pelo planeta. É por isso que ela aparece com tons amarelados: apesar de normalmente ser observada com cores esbranquiçadas, vindas do gelo que cobre sua superfície, ela aparece refletindo os tons dourados do topo das nuvens do gigante gasoso.
No lado direito desta lua, está uma área iluminada pela luz solar. Por fim, se você observar a parte inferior esquerda dela, verá plumas de cristais de gelo.
Segunda-feira (06/02) — Nebulosa da Roseta
Que tal conferir o interior da Nebulosa da Roseta, a cerca de 5.200 anos-luz de nós? Esta nebulosa colorida abriga, em seu interior, um aglomerado estelar do tipo aberto, composto por estrelas que se formaram há poucos milhões de anos, e emitem um vento aquecido de partículas. O vento é responsável por formar uma estrutura complexa de filamentos de gás e poeira.
- Saiba mais sobre a foto da Nebulosa da Roseta
Terça-feira (07/02) — Cometa verde
Esta é uma foto do cometa C/2022 E3 (ZTF), que o traz acompanhado das constelações da Ursa Maior e Menor, na parte inferior e superior da foto, respectivamente. O cometa já realizou sua aproximação máxima do Sol e da Terra e, no momento, está seguindo viagem rumo ao Sistema Solar externo.
- Saiba mais sobre a foto do cometa ZTF
Quarta-feira (08/02) — Estrela WR 40
O centro desta imagem contém uma estrela do tipo Wolf-Rayet. Estas estrelas são conhecidas por serem muito mais massivas e luminosas que o Sol, mas têm "vidas" breves: elas esgotam rapidamente suas reservas de hidrogênio para a fusão nuclear e expandem suas camadas externas.
No caso desta estrela, as camadas formaram a nebulosa avermelhada RCW 58, com formato oval.
- Saiba mais sobre a foto da estrela WR 40
Quinta-feira (09/02) — Nuvens coloridas
Os tons coloridos e suaves no céu desta foto pertencem às chamadas “nuvens madrepérola”. Elas são um tipo de nuvem estratosférica polar, que se forma quando as temperaturas da estratosfera inferior chegam a -75 ºC ou ficam ainda mais baixas. Assim, pequenos cristais de gelo são formados, refletindo a luz solar e formando cores com as da imagem.
- Saiba mais sobre a foto das nuvens coloridas
Sexta-feira (10/02) — Cometas ZTF e ATLAS
Em uma só foto, você encontra o cometa C/2022 E3 (ZTF) e o C/2022 U2 (ATLAS), acompanhados pela constelação Auriga, o Cocheiro. Ambos os cometas chamam a atenção por seus comas esverdeados, e os dois são de período longo, ou seja, têm período orbital de mais de 200 anos.
Por outro lado, você deve ter percebido que eles têm características bem diferentes: o ATLAS não tem caudas bem definidas. Isso muda no ZTF, que contém caudas de poeira e de íons.
- Saiba mais sobre a foto dos cometas ZTF e ATLAS
Fonte: APOD