Publicidade

Destaques da NASA: meteoro, Via Láctea e + nas fotos astronômicas da semana

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
R. Garan/NASA/Donato Lioce/Makrem Larnaout
R. Garan/NASA/Donato Lioce/Makrem Larnaout

O pico da chuva de meteoros Perseidas está chegando, e os destaques da NASA no site Astronomy Picture of theDay já dão um “gostinho” do que esperar do evento. Muitas das fotos destacadas nesta semana mostram os meteoros do fenômeno riscando o céu.

Outras imagens espetaculares apareceram por aqui. Uma delas mostra nuvens diferentes do comum, e outra traz um vídeo que te leva em uma viagem pelo espaço até chegar ao Sol. No fim da matéria, você encontra uma galeria de fotos.

Vamos lá?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Glória

Enquanto subiam o Monte Uludağ, na Turquia, um grupo de motociclistas encontrou uma paisagem incrível. Eles estavam a uma altitude acima das nuvens enquanto o Sol brilhava e criou a glória atmosférica, fenômeno que faz com que um halo apareça na sombra do observador. Às vezes, a glória pode ser vista de aviões e prédios altos. 

Viagem à Terra 

Já imaginou como seria ir de fora da Via Láctea até a Terra? Para descobrir, confira o vídeo abaixo, que traz uma visualização tridimensional de várias estrelas, até o Sol — e fique atento ao fim da animação, pois a Terra aparece. 

Este vídeo foi feito a partir dos dados da missão Gaia, da Agência Espacial Europeia, que vem ajudando cientistas a entender melhor a nossa posição no universo. Ela orbita o Sol e coleta medidas da posição das estrelas, identificando a distância até elas com alta precisão.

2. Meteoro e a Via Láctea

A foto seguinte traz a Via Láctea sobre a Tunísia pelo olhar de Makrem Larnaout. Além das estrelas e nebulosas, a cena também mostra um meteoro brilhante, possivelmente da chuva de Perseidas. A imagem é uma composição de várias exposições consecutivas.  

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: Via Láctea e meteoro na foto astronômica de segunda-feira (05)  

Nuvem colorida

Em 2021, Laura Rowe fotografou uma grande nuvem sobre o Texas. A nuvem traz tons de laranja e amarelo vindos da luz solar refletida nas gotinhas de água em sua estrutura. 

Continua após a publicidade

Percebeu que a parte inferior da nuvem é achatada? Isso é resultado das mudanças de temperatura temperatura do ar de acordo com a altitude.

📷 Leia mais: Via Láctea e meteoro na foto astronômica de terça-feira (06)

3. Via Láctea e montanhas 

Já Donato Lioce registrou a Via Láctea sobre os Três Picos de Lavaredo, montanhas nos Alpes italianos. Estas estruturas se formaram há cerca de 250 milhões anos, ou seja, têm idade comparável a uma das maiores extinções já ocorridas em nosso planeta. 

Continua após a publicidade

 📷 Leia mais: Via Láctea e montanhas na foto astronômica de quarta-feira (07) 

4. Cometa Swift-Tuttle

O cometa 109P/Swift-Tuttle foi fotografado por Gerald Rhemann. Conhecido por causar a chuva de meteoros Perseidas, ele leva 133 anos para dar uma volta ao redor do Sol e passou pelo Sistema Solar interno pela última vez em 1992. Embora seja difícil vê-lo a olho nu, quem tinha binóculos ou telescópios conseguiu observá-lo em detalhes naquela ocasião.  

📷 Leia mais: cometa é a foto astronômica de quinta-feira (08) 

Continua após a publicidade

5. Meteoro visto da ISS

O compilado desta semana chegou ao fim com outro meteoro da chuva Perseidas — mas, desta vez, a foto foi feita por Ron Garan, astronauta que estava na Estação Espacial Internacional quando viu o meteoro. A perspectiva permitiu registrar também as camadas atmosféricas da Terra. 

📷 Leia mais: meteoro visto do espaço é a foto astronômica de sexta-feira (09)

Clique e veja a galeria de fotos

Continua após a publicidade

Fonte: APOD