Destaques da NASA: meteoro, Via Láctea e + nas fotos astronômicas da semana
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

O pico da chuva de meteoros Perseidas está chegando, e os destaques da NASA no site Astronomy Picture of the Day já dão um “gostinho” do que esperar do evento. Muitas das fotos destacadas nesta semana mostram os meteoros do fenômeno riscando o céu.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Explosão solar "canibal" formou auroras no domingo (4); veja as fotos
Outras imagens espetaculares apareceram por aqui. Uma delas mostra nuvens diferentes do comum, e outra traz um vídeo que te leva em uma viagem pelo espaço até chegar ao Sol. No fim da matéria, você encontra uma galeria de fotos.
Vamos lá?
1. Glória
Enquanto subiam o Monte Uludağ, na Turquia, um grupo de motociclistas encontrou uma paisagem incrível. Eles estavam a uma altitude acima das nuvens enquanto o Sol brilhava e criou a glória atmosférica, fenômeno que faz com que um halo apareça na sombra do observador. Às vezes, a glória pode ser vista de aviões e prédios altos.
Viagem à Terra
Já imaginou como seria ir de fora da Via Láctea até a Terra? Para descobrir, confira o vídeo abaixo, que traz uma visualização tridimensional de várias estrelas, até o Sol — e fique atento ao fim da animação, pois a Terra aparece.
Este vídeo foi feito a partir dos dados da missão Gaia, da Agência Espacial Europeia, que vem ajudando cientistas a entender melhor a nossa posição no universo. Ela orbita o Sol e coleta medidas da posição das estrelas, identificando a distância até elas com alta precisão.
2. Meteoro e a Via Láctea
A foto seguinte traz a Via Láctea sobre a Tunísia pelo olhar de Makrem Larnaout. Além das estrelas e nebulosas, a cena também mostra um meteoro brilhante, possivelmente da chuva de Perseidas. A imagem é uma composição de várias exposições consecutivas.
📷 Leia mais: Via Láctea e meteoro na foto astronômica de segunda-feira (05)
Nuvem colorida
Em 2021, Laura Rowe fotografou uma grande nuvem sobre o Texas. A nuvem traz tons de laranja e amarelo vindos da luz solar refletida nas gotinhas de água em sua estrutura.
Percebeu que a parte inferior da nuvem é achatada? Isso é resultado das mudanças de temperatura temperatura do ar de acordo com a altitude.
📷 Leia mais: Via Láctea e meteoro na foto astronômica de terça-feira (06)
3. Via Láctea e montanhas
Já Donato Lioce registrou a Via Láctea sobre os Três Picos de Lavaredo, montanhas nos Alpes italianos. Estas estruturas se formaram há cerca de 250 milhões anos, ou seja, têm idade comparável a uma das maiores extinções já ocorridas em nosso planeta.
📷 Leia mais: Via Láctea e montanhas na foto astronômica de quarta-feira (07)
4. Cometa Swift-Tuttle
O cometa 109P/Swift-Tuttle foi fotografado por Gerald Rhemann. Conhecido por causar a chuva de meteoros Perseidas, ele leva 133 anos para dar uma volta ao redor do Sol e passou pelo Sistema Solar interno pela última vez em 1992. Embora seja difícil vê-lo a olho nu, quem tinha binóculos ou telescópios conseguiu observá-lo em detalhes naquela ocasião.
📷 Leia mais: cometa é a foto astronômica de quinta-feira (08)
5. Meteoro visto da ISS
O compilado desta semana chegou ao fim com outro meteoro da chuva Perseidas — mas, desta vez, a foto foi feita por Ron Garan, astronauta que estava na Estação Espacial Internacional quando viu o meteoro. A perspectiva permitiu registrar também as camadas atmosféricas da Terra.
📷 Leia mais: meteoro visto do espaço é a foto astronômica de sexta-feira (09)
Clique e veja a galeria de fotos
Fonte: APOD


