Destaques da NASA: foguete, grande vulcão e + nas fotos astronômicas da semana
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Na última semana, os astros — com o perdão pelo trocadilho! — nas fotos do site Astronomy Picture of the Day foram os gigantes no espaço: por exemplo, uma foto mostra a beleza de UGC 2885, galáxia cujo disco tem diâmetro muito maior que o da Via Láctea.
Outra imagem te leva para uma visita ao maior vulcão do Sistema Solar, encontrado em Marte. Por fim, você poderá conferir ainda a beleza da estrela supergigante Rigel, facilmente visível no céu noturno.
Confira:
Sábado (01/04) — Galáxia NGC 2442
Esta é a galáxia NGC 2442, localizada a cerca de 50 milhões de anos-luz de nós. Ela provavelmente acabou com sua estrutura torcida neste formato que lembra o de um gancho devido a um encontro próximo com a galáxia menor, visível no canto superior direito da foto. As duas estão separadas por cerca de 150 mil anos-luz.
Domingo (02/04) — Nebulosa do Anel
Por muito tempo, a Nebulosa do Anel “enganou” observadores, que não conseguiam entender o formato dela, parecido com o de um anel. Hoje, os astrônomos já sabem que ela é obserada "de frente" em nossa perspectiva, e que tem estrutura tridimensional
A Nebulosa do Anel é uma nebulosa planetária, ou seja, é formada pelas camadas ejetadas por uma estrela parecida com o Sol, presente no centro dela.
Segunda-feira (03/04) — “Coração” da Via Láctea
O emaranhado de filamentos, arcos e formas na foto acima fazem parte do centro da Via Láctea, e são emissões registradas se afastando do plano da nossa galáxia. Já a estrutura brilhante, presente no canto inferior direito, cerca Sagittarius A*, o buraco negro supermassivo no "coraço" da Via Láctea.
- Saiba mais sobre a foto do “coração” da Via Láctea
Terça-feira (04/04) — Maior vulcão do Sistema Solar
Pois é, o maior vulcão da nossa vizinhança é Olympus Mons, localizado em Marte. O vulcão Olympus Mons é três vezes mais alto que o Monte Everest, mas tem encostas bastante rasas. Ao que tudo indica, ele entrou em erupção pela última vez há 25 milhões de anos.
- Saiba mais sobre a foto do vulcão Olympus Mons
Quarta-feira (05/04) — Galáxia gigante
A galáxia UGC 2885 já é impressionante pela beleza de seus braços espirais, e fica ainda mais incrível se você conhecer um pouco das características dela. Pode não parecer, mas ela é uma verdadeira gigante: o disco dela se estende por 800 mil anos-luz, sendo que o da Via Láctea tem “apenas” 100 mil anos-luz de diâmetro.
- Saiba mais sobre a foto da galáxia UGC 2885
Quinta-feira (06/04) — Lançamento do foguete Terran 1
Em março, a Relativity Space lançou o foguete Terran 1 pela primeira vez. Ele tem mais de 80% de sua estrutura produzida por impressão 3D, e é alimentado por propelente de metano e oxigênio líquidos.
As cores na imagem são resultado da queima do metano do propelente, enquanto os pequenos fragmentos vêm do metano congelado, que caiu devido à vibração do lançamento.
- Saiba mais sobre a foto do lançamento do foguete Terran 1
Sexta-feira (07/04) —Estrela Rigel
O pontinho luminoso no meio da foto é Rigel, a estrela supergigante azul na parte inferior da constelação Órion, o Caçador. Ela fica a cerca de 860 anos-luz de nós e é bem mais quente que o Sol. Ainda, esta estrela está na etapa final de seu ciclo estelar, e deverá encerrar sua "vida" explodindo em uma intensa supernova.
- Saiba mais sobre a foto da estrela Rigel
Fonte: APOD