Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: nebulosa e aglomerado estelar na foto astronômica do dia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Fevereiro de 2024 às 14h55

Link copiado!

Sander de Jong
Sander de Jong

O aglomerado estelar NGC 1893 e a nebulosa IC 410 estão na foto astronômica destacada pela NASA nesta sexta-feira (2) no site Astronomy Picture of the Day. A imagem foi capturada na Holanda, e revela os objetos parcialmente escurecidos por partículas de poeira. 

A nebulosa, que é uma região repleta de hidrogênio gasoso ionizado, fica a 12 mil anos-luz da Terra. Ela também é conhecida como Nebulosa do Girino devido ao seu formato.

Continua após a publicidade

Na imagem, a nebulosa aparece cercando o aglomerado estelar NGC 1893. Trata-se de grupo de estrelas jovens, que se formaram há 4 milhões de anos a partir de uma nuvem de gás interestelar. 

Em seu interior,há estrelas quentes e brilhantes com luz que ioniza as partículas por perto, fazendo com que brilhem. O aglomerado IC 410 fica a cerca de 10 mil anos-luz de nós em direção à constelação Auriga, o Cocheiro. 

O que é um aglomerado estelar?

Como o nome indica, os aglomerados estelares são grupos de estrelas formadas a partir da matéria em nuvens moleculares, que são grandes regiões de gás e poeira. Eles podem conter desde centenas a milhões delas, e proporcionam aos astrônomos informações importantes sobre os processos de evolução estelar.

Entre os tipos de aglomerados, estão os globulares, conhecidos por terem estrelas fortemente unidas. Os aglomerados estelares globulares podem ter de dezenas de milhares a milhões de membros, e estão associados a todos os tipos de galáxias

Os aglomerados também podem ser classificados como abertos — é o caso de IC 410. Os grupos de estrelas desta categoria podem conter de dezenas de estrelas a algumas centenas delas, e são bem menores que os globulares. 

Fonte: APOD