Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Nebulosa do Bicho-Papão é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Janeiro de 2023 às 19h30

Link copiado!

Joshua Carter
Joshua Carter

Não se assuste, mas a foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day nesta quarta-feira (25) traz a Nebulosa do Bicho-Papão, encontrada perto do plano da Via Láctea. Na imagem destacada pela NASA, a nebulosa aparece com suas formas escuras em contraste ao brilho de várias estrelas ao fundo.

Catalogada como “LDN 1622”, esta nebulosa acabou com o apelido porque, para alguns, o formato dela lembra o do ser assustador do imaginário infantil. Na foto, ela aparece com sua forma escura em contraste ao hidrogênio gasoso, visível somente em fotografias capturadas através de longas exposições.

Continua após a publicidade

Além da nebulosa escura, a foto traz também a nebulosa de reflexão vdB 62, que pode ser facilmente encontrada no canto superior direito. Como o nome indica, as nebulosas de reflexão são nuvens de poeira que refletem a luz de uma ou mais estrelas próximas.

Pode não parecer, mas há estrelas jovens escondidas na escuridão da Nebulosa do Bicho-Papão. Elas foram reveladas em observações do telescópio espacial Spitzer, que encerrou sua missão em 2020.

O que são nebulosas escuras

A Nebulosa do Bicho-Papão é considerada uma nebulosa escura, ou seja, é uma nuvem interestelar composta por tanta poeira que a luz visível que incide nela é absorvida e dispersada. Estas nebulosas são conhecidas por seus formatos irregulares e indefinidos.

Continua após a publicidade

Apesar de ser difícil observá-las em comprimentos de onda da luz visível, estas nebulosas podem ser “reveladas” quando estão à frente de alguma nebulosa de emissão brilhante ou de alguma região rica em estrelas, como foi o caso da foto acima.

A temperatura das nebulosas escuras fica entre 10 e 100 K (o equivalente a -263,15 ºC e -173,15 ºC, respectivamente), permitindo que moléculas de hidrogênio se formem e, assim, iniciem a formação de novas estrelas.

Fonte: APOD