Publicidade

Destaque da NASA: galáxias em fusão estão na foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA
CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA

As galáxias NGC 1531 e NGC 1532 estão a caminho de uma fusão, e aparecem na foto destacada pela NASA nesta quinta-feira (27) no site Astronomy Picture of the Day. Elas podem ser encontradas na constelação Eridanus, o Rio Erídano, a 50 milhões de anos-luz de nós.

Elas estão no início da fusão. Nesta etapa do processo, a galáxia espiral NGC 1532 está em uma espécie de cabo de guerra gravitacional com sua vizinha NGC 1531, uma galáxia anã que, eventualmente, vai perder o “jogo”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar de parecer pequena, a galáxia anã está exercendo força gravitacional considerável em sua vizinha. Isso fica evidente em um dos braços espirais da NGC 1532, que se projeta para a direção da galáxia menor.

As marés gravitacionais ajudaram a formar plumas de gás e poeira entre as galáxias, que se parecem com uma ponte entre elas. Eventualmente, a NGC 1532 vai consumir a NGC 1531. Quando isso acontecer, as duas vão se tornar uma única galáxia.

Fusões entre galáxias

Para as galáxias crescerem e evoluírem, as maiores delas devoram suas vizinhas menores, absorvendo estrelas e materiais de formação estelar. Algo do tipo ocorreu em nossa Via Láctea no passado, deixando fluxos estelares e outros vestígios no halo galáctico.

O processo de absorção de uma galáxia menor é bem diferente daquele que acontece entre duas galáxias espirais de tamanho significativo. Neste caso, elas colidem e formam uma galáxia totalmente diferente, com formato e características próprias. Isso vai acontecer com nossa galáxia em quatro bilhões de anos, quando ela se fundir com a galáxia Andrômeda.

Fonte: APOD